Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63793

Comparte esta pagina

Título : Contribuições do sistema de estimulação neuroauditiva na percepção de fala de usuários de dispositivos auditivos
Autor : MAWAD, Ana Elisabete Magnata Cordeiro
Palabras clave : Reabilitação auditiva; Treinamento auditivo; Perda auditiva
Fecha de publicación : 27-feb-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MAWAD, Ana Elisabete Magnata Cordeiro. Contribuições do sistema de estimulação neuroauditiva na percepção de fala de usuários de dispositivos auditivos. 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde da Comunicação Humana) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Objetivo: Descrever a contribuição do Sistema de Estimulação Neuroauditiva (SENA) sobre a percepção de fala de pacientes com perda auditiva usuários de dispositivos auditivos. Método: Participaram da pesquisa nove adultos com perda auditiva usuários de dispositivos auditivos, provenientes de um serviço público de referência em saúde auditiva. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: a primeira etapa foi a seleção dos casos, esclarecimento e assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido; a segunda etapa foi constituída da aplicação da anamnese e checagem dos dispositivos; a terceira constou da realização das avaliações e os testes de fala no ruído (HINT fixo e adaptativo), antes da aplicação do protocolo do SENA; a quarta etapa constou do registro dos dados na plataforma SENA e início da aplicação do protocolo do SENA; e, por fim, a quinta etapa que consistiu na repetição dos exames pós-SENA, no prazo de seis a oito semanas após o final da aplicação do protocolo. Resultado: O estudo mostrou que os nove pacientes obtiveram melhoras nas respostas nos testes após o uso do SENA. Sete pacientes apresentaram melhor resposta no HINT fixo e oito no adaptativo. Seis pacientes apresentaram melhor resultado nos dois testes. Conclusão: Os resultados obtidos neste estudo sugerem que o SENA contribuiu para a percepção de fala no ruído em pacientes adultos com perda auditiva sensorioneural de grau leve a profundo usuários de dispositivos auditivos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63793
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde da Comunicação Humana

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Elisabete Magnata Cordeiro Mawad.pdf988,74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons