Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63778

Compartilhe esta página

Título: Criatividade em eventos culturais : uma análise sobre a experiência do turista no São João a partir da escala de interação social de eventos (ESIS)
Autor(es): MAIA, Gabriela Vasconcelos
Palavras-chave: Criatividade; Turismo criativo; Experiência; Evento cultural; Interação
Data do documento: 4-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MAIA, Gabriela Vasconcelos. Criatividade em eventos culturais : uma análise sobre a experiência do turista no São João a partir da escala de interação social de eventos (ESIS). 2025. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta pesquisa aborda a interseção entre turismo, criatividade e experiência do turista, com foco no evento cultural de São João. Destacam-se conceitos-chave como a relação entre turismo e criatividade e a necessidade de entender a experiência do turista em eventos culturais. O turismo criativo surge como uma forma de proporcionar experiências únicas e personalizadas, incentivando a participação dos turistas e promovendo a interação com a cultura da localidade e com a comunidade local. No contexto do turismo, a criatividade é vista como uma estratégia para enfrentar a competitividade, diferenciar destinos e atrair investimentos por meio de experiências únicas. A cocriação e a aprendizagem experiencial são destacadas como fundamentais para o desenvolvimento do turismo criativo, promovendo uma integração mais profunda com as comunidades anfitriãs. Dessa forma, o estudo busca analisar a relação entre criatividade e experiência do turista utilizando a Escala de Interação Social de Eventos (ESIS) no contexto do São João. Ressalta-se a importância da criatividade em diferentes conjunturas, incluindo o turismo e a complexidade da experiência turística, influenciada por fatores emocionais e interpessoais. A pesquisa utiliza o método quantitativo para identificar como as interações sociais moldam a experiência do evento, e é de caráter descritivo. Foi aplicada a ESIS para interpretar as interações sociais nas festividades do São João no nordeste brasileiro, destacando a importância dos eventos culturais na promoção das características singulares da localidade e no fortalecimento dos laços entre as pessoas da comunidade e os turistas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63778
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gabriela Vasconcelos Maia.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons