Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63765

Compartilhe esta página

Título: Perfil dos jovens paratletas e caracterização das lesões esportivas ocorridas durante as Paralimpíadas Escolares no ano de 2023
Autor(es): RIBEIRO, Ana Flávia Medeiros
Palavras-chave: Lesões; Lesões Musculoesqueléticas; Atletas; Esportes Paralímpicos
Data do documento: 31-Jan-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RIBEIRO, Ana Flávia Medeiros. Perfil dos jovens paratletas e caracterização das lesões esportivas ocorridas durante as Paralimpíadas Escolares no ano de 2023. 2025. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Lesões durante a fase de crescimento fisiológico podem não apenas comprometer o desenvolvimento das habilidades esportivas, mas também prejudicar o desenvolvimento físico esperado para sua faixa etária. Mecanismos adaptativos ao treinamento são os principais determinantes da prevalência e localização de lesões, traumas e queixas musculoesqueléticas. Este estudo teve como objetivo identificar a caracterizar as lesões esportivas em para-atletas durante as Paralímpiadas Escolares de 2023. A população do estudo foi composta por estudantes que participaram da etapa nacional dos Jogos Escolares Paralímpicos de 2023, realizados no Centro de Treinamento Paralímpico, no estado de São Paulo. A amostra foi composta por 640 para-atletas, sendo 253 (60,5%) do sexo feminino e 387 (60,5%) do sexo masculino, com idade média de 14,06 anos. 41 (14,9%) dos participantes relataram lesões/doenças, e a equipe com a maior porcentagem de membros lesionados foi do estado do Tocantins (14,8%). A maioria dos atletas lesionados possuía deficiência intelectual (41,46%), praticava atletismo (56,9%) e estava nos anos finais do ensino fundamental (21,95%), com idade média de 14,56 anos, sendo a maioria do sexo masculino (56,86%). Este estudo pioneiro preenche uma lacuna sobre o conhecimento do perfil dos jovens paratletas e levanta uma reflexão para equipes que acompanham paratletas, destacando o papel essencial da fisioterapia na prevenção e tratamento de lesões e no aprimoramento do desempenho esportivo de forma segura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63765
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Flávia Medeiros Ribeiro.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons