Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63755

Compartilhe esta página

Título: Dinâmica da paisagem refletida em movimentos de massa no Bairro dos Estados, Camaragibe (PE) : reflexões para o ensino da geografia física
Autor(es): SILVA, Joanna Vitória Pereira da
Palavras-chave: Movimentos de massa; Camaragibe-PE; Ensino de geografia física
Data do documento: 16-Abr-2025
Citação: SILVA, Joanna Vitória Pereira da. Dinâmica da paisagem refletida em movimentos de massa no Bairro dos Estados, Camaragibe (PE): reflexões para o ensino da geografia física. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O Bairro dos Estados está localizado no município de Camaragibe, integrado à Região Metropolitana do Recife (RMR), e inserido na Região Nordeste do Brasil, sendo uma das áreas mais afetadas por ocorrências de movimentos de massa. O bairro pesquisado é marcado por riscos geomorfológicos de natureza exógena e, historicamente, possui numerosos episódios de deslizamentos. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho é analisar como os movimentos de massa refletem na dinâmica processual das áreas de encostas no Bairro dos Estados e aplicar o conhecimento sobre esses processos em recomendações a alunos da educação básica. A análise dos processos relacionados aos movimentos de massa em ambientes urbanos desempenha um papel crucial no planejamento territorial e na consolidação de políticas públicas voltadas à gestão de riscos. Tal abordagem é especialmente relevante em áreas periféricas, onde a ocupação desordenada intensifica a vulnerabilidade socioambiental e potencializa os impactos. Foi elaborado um formulário pedagógico para que docentes e alunos possam compreender e analisar suas percepções sobre a realidade em que estão inseridos. As questões foram elaboradas para serem utilizadas em turmas do ensino médio, visando a percepção dos alunos sobre a dinâmica ativa que envolve os movimentos de massa. A metodologia foi baseada em pesquisas de natureza descritiva, além de ter sido desenvolvida por meio de trabalhos de campo, elaboração de mapas, pesquisas bibliográficas e aplicação de formulário pedagógico. A partir das informações obtidas, observa-se que, apesar dos antecedentes relacionados ao bairro, a maior parte das encostas possui estruturas paliativas desgastadas e, além disso, existem poucas instalações preventivas duradouras, como muros de arrimo. Os principais objetivos foram alcançados ao identificar e analisar os processos geomorfológicos, especialmente os movimentos de massa, no Bairro dos Estados. Por meio das metodologias seguidas, foi possível evidenciar a elevada vulnerabilidade socioambiental da área, marcada por encostas instáveis, ocupações irregulares e ausência de contenção adequada. O uso do formulário como instrumento pedagógico permitiu avaliar a percepção dos alunos da educação básica sobre os riscos presentes em seu território, revelando a necessidade de fortalecer o ensino de Geografia aplicado à realidade local.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63755
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versão final - Joanna Vitória Pereira da Silva.pdf5,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons