Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63696

Comparte esta pagina

Título : Ecos de uma epidemia : o cólera em Pernambuco e a disputa de narrativas entre o Diário de Pernambuco e o Liberal Pernambucano
Autor : OLIVEIRA, Bruno Barboza de
Palabras clave : Cólera-morbo; Imprensa pernambucana; Disputa de narrativas; Diário de Pernambuco; Liberal Pernambucano
Fecha de publicación : 9-abr-2025
Citación : OLIVEIRA, Bruno Barboza de. Ecos de uma epidemia: o cólera em Pernambuco e a disputa de narrativas entre o Diário de Pernambuco e o Liberal Pernambucano. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : Com a chegada da Covid-19, a percepção sobre a relação entre saúde e sociedade foi profundamente transformada em escala global. A pandemia evidenciou de maneira traumática como distúrbios biológicos podem afetar todas as esferas da vida social, destacando a interconexão entre a saúde pública e diversas dimensões da experiência humana. Historicamente, crises semelhantes ocorreram, como a epidemia de cólera de 1856, que devastou Pernambuco e outras províncias do Brasil. Nesse contexto, os jornais Diário de Pernambuco e Liberal Pernambucano desempenharam papéis distintos na cobertura da epidemia, divergindo na abordagem das medidas adotadas e na atuação de agentes políticos e médicos. A disputa entre esses veículos resultou em narrativas conflitantes, que influenciaram a opinião pública e as estratégias de enfrentamento do surto. Este trabalho analisa, com base nas edições desses jornais, as estratégias de comunicação empregadas e as providências tomadas por diferentes agentes na luta contra a propagação do cólera, evidenciando o impacto da imprensa na resposta social e política à crise.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63696
Aparece en las colecciones: (TCC) - História (Bacharelado)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Bruno Barboza de Oliveira.pdf711,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons