Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63695

Compartilhe esta página

Título: ANÁLISE DE MEDICAMENTOS POTENCIALMENTE INAPROPRIADOS EM IDOSOS HOSPITALIZADOS COM REDUÇÃO DA TAXA DE FILTRAÇÃO GLOMERULAR
Autor(es): Lima, Isabela Marques de
Palavras-chave: Saúde do idoso; Taxa de filtração glomerular; Medicamentos potencialmente inapropriados; Polimedicação
Data do documento: 10-Fev-2025
Citação: LIMA, Isabela Marques de. Análise de medicamentos potencialmente inapropriados em idosos hospitalizados com redução da taxa de filtração glomerular. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Farmácia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O envelhecimento é um processo natural que envolve alterações progressivas e influenciam as condições de vida e vulnerabilidade dos idosos. Essas mudanças impactam a saúde dos rins, resultando na diminuição da função renal, especialmente na taxa de filtração glomerular (TFG). Além disso, a longevidade geralmente está associada a doenças crônicas, perdas funcionais e ao aumento no uso de medicamentos, gerando preocupações quanto à prescrição de medicamentos potencialmente inapropriados (MPIs). Nesse contexto, o critério de Beers é empregado para avaliar a prescrição de medicamentos inadequados em idosos. O objetivo deste trabalho é avaliar a prescrição de medicamentos potencialmente inapropriados em idosos com redução da taxa de filtração glomerular, internados em hospital universitário, de acordo com o critério de Beers. Este é um estudo observacional, longitudinal e retrospectivo, baseado em dados de um banco previamente construído. O estudo foi realizado no Hospital das Clínicas da UFPE, abrangendo a análise de variáveis sociodemográficas, clínicas e prescrições médicas. Foram analisados 39 prontuários, não houve discrepância entre os sexos, com média de idade de 73 anos. A hipertensão arterial sistêmica (HAS) foi a condição mais prevalente, afetando 89,74% dos idosos, e a maioria apresentou polifarmácia. Os medicamentos mais utilizados foram para o sistema cardiovascular. A prevalência de MPIs foi de 26,61%, destacando-se o omeprazol. Este estudo evidenciou a importância de uma revisão cuidadosa das prescrições medicamentosas em idosos hospitalizados, com ênfase na polifarmácia e no uso de medicamentos potencialmente inapropriados, com o objetivo de reduzir os riscos à saúde dessa população vulnerável.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63695
Aparece nas coleções:(TCC) - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Isabela Marques de Lima .pdf562,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons