Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63683
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LACERDA, Cláudio Marcelo Carneiro Leão | - |
dc.contributor.author | MARTINS, Giovanna Maria Palha | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-09T16:59:48Z | - |
dc.date.available | 2025-06-09T16:59:48Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-06 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-04 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Giovanna Maria Palha. A dança no contexto escolar como um agente transformador. 2025. Trabalho e Conclusão e Curso (Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63683 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo explorar o potencial transformador da dança no contexto escolar, demonstrando sua capacidade de impactar não apenas o desenvolvimento físico, mas também emocional e social dos estudantes. A prática artística na escola contribui para a formação de indivíduos críticos, sensíveis e preparados para a vida em sociedade, desenvolvendo habilidades que superam a execução de movimentos codificados e produção de festividades anuais. Dessa forma, enquanto agente de transformação, possui o poder de ressignificar trajetórias e fomentar o autoconhecimento, além de abrir caminhos profissionais. Em minha própria jornada, pude vivenciar a dança como um agente transformador, primeiro como aluna, quando descobri a dança muito mais que passos no ambiente escolar, e quando decidi seguir profissionalmente a dança me tornando uma docente e dando continuidade a essa prática transformadora para os estudantes. A análise de relatos sob diferentes perspectivas, somada à reflexão sobre minha própria experiência, permitiu compreender como essa linguagem artística, quando integrada ao ambiente educacional, estimula a expressão criativa, amplia horizontes e promove transformações profundas nos estudantes. Diante disso, proponho uma reflexão de como a inserção e a valorização da arte-educação no espaço escolar é um fator essencial para os estudantes, defendendo seu uso como ferramenta pedagógica e linguagem educativa e transformadora. | pt_BR |
dc.format.extent | 37p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Transformação | pt_BR |
dc.title | A DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR COMO UM AGENTE TRANSFORMADOR | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4836119863805532 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to explore the transformative potential of dance in educational settings, demonstrating its capacity to impact not only physical development but also students' emotional and social growth. Artistic practice in schools contributes to shaping critical, sensitive individuals prepared for societal life, cultivating skills that extend far beyond executing choreographed movements or preparing annual performances. As a transformative agent, dance holds the power to reshape life trajectories, foster self-discovery, and create professional pathways. My personal journey bears witness to this transformative power, first as a student discovering dance as something far greater than mere steps in the school environment, and later as a professional who chose to become an educator, perpetuating this transformative practice with my own students. The analysis of narratives from diverse perspectives, combined with deep reflection on my personal experience, has revealed how this artistic language, when integrated into education, stimulates creative expression, broadens horizons, and facilitates profound transformations in students. These findings lead me to propose critical reflection on how incorporating and valuing arts education in schools is essential for student development, advocating for its use as both a pedagogical tool and an educational, transformative language. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DA) - Departamento de Artes | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Dança – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Giovanna Maria Palha Martins.pdf | 341,85 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons