Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63656

Compartilhe esta página

Título: Jiu-jitsu como metodologia ativa no ensino de Física: uma abordagem baseada na teoria psicogenética de Henri Wallon
Autor(es): AMORIM, Guilherme Oliveira de
Palavras-chave: Ensino; Física; Arte marcial; Metodologias ativas
Data do documento: 14-Abr-2025
Citação: AMORIM, Guilherme Oliveira de. Jiu-jitsu como metodologia ativa no ensino de Física: uma abordagem baseada na teoria psicogenética de Henri Wallon. 2025. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este artigo analisa o Jiu-jitsu como metodologia ativa na educação, em particular no ensino de Física no Ensino Médio, fundamentado na Teoria Psicogenética de Henri Wallon, que destaca a relação entre corpo, mente e aprendizagem. A proposta foi explorar como a prática dessa arte marcial pode favorecer o desenvolvimento cognitivo, motor e social dos alunos, contribuindo para um aprendizado mais dinâmico e significativo. Além disso, discute-se a relação entre os desafios físicos e a compreensão de conceitos fundamentais de física. A pesquisa, de caráter bibliográfico, investigou estudos acadêmicos e publicações científicas sobre a aplicação do Jiu-Jitsu como ferramenta pedagógica. Os resultados indicam que a prática dessa arte marcial em contexto escolar contribui significativamente para o desenvolvimento psicomotor, socioemocional e cognitivo dos alunos, favorecendo a disciplina, a concentração e a interação social. Além disso, sua integração ao currículo escolar pode potencializar o engajamento dos estudantes, promovendo um ensino mais dinâmico e significativo. Foram analisados exemplos de implementação do Jiu-Jitsu em programas educacionais, evidenciando seus benefícios para a formação integral dos alunos. Além disso, foi construído um plano de aula para orientar os professores na aplicação prática dos conceitos abordados, possibilitando uma experiência estruturada e alinhada aos princípios pedagógicos discutidos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63656
Aparece nas coleções:(TCC) - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Guilherme Oliveira de Amorim.pdf795,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons