Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63656
Compartilhe esta página
Título: | Jiu-jitsu como metodologia ativa no ensino de Física: uma abordagem baseada na teoria psicogenética de Henri Wallon |
Autor(es): | AMORIM, Guilherme Oliveira de |
Palavras-chave: | Ensino; Física; Arte marcial; Metodologias ativas |
Data do documento: | 14-Abr-2025 |
Citação: | AMORIM, Guilherme Oliveira de. Jiu-jitsu como metodologia ativa no ensino de Física: uma abordagem baseada na teoria psicogenética de Henri Wallon. 2025. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Departamento de Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este artigo analisa o Jiu-jitsu como metodologia ativa na educação, em particular no ensino de Física no Ensino Médio, fundamentado na Teoria Psicogenética de Henri Wallon, que destaca a relação entre corpo, mente e aprendizagem. A proposta foi explorar como a prática dessa arte marcial pode favorecer o desenvolvimento cognitivo, motor e social dos alunos, contribuindo para um aprendizado mais dinâmico e significativo. Além disso, discute-se a relação entre os desafios físicos e a compreensão de conceitos fundamentais de física. A pesquisa, de caráter bibliográfico, investigou estudos acadêmicos e publicações científicas sobre a aplicação do Jiu-Jitsu como ferramenta pedagógica. Os resultados indicam que a prática dessa arte marcial em contexto escolar contribui significativamente para o desenvolvimento psicomotor, socioemocional e cognitivo dos alunos, favorecendo a disciplina, a concentração e a interação social. Além disso, sua integração ao currículo escolar pode potencializar o engajamento dos estudantes, promovendo um ensino mais dinâmico e significativo. Foram analisados exemplos de implementação do Jiu-Jitsu em programas educacionais, evidenciando seus benefícios para a formação integral dos alunos. Além disso, foi construído um plano de aula para orientar os professores na aplicação prática dos conceitos abordados, possibilitando uma experiência estruturada e alinhada aos princípios pedagógicos discutidos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63656 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Guilherme Oliveira de Amorim.pdf | 795,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons