Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63647

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA JUNIOR, José Afonso da-
dc.contributor.authorGUEDES, Heverton da Silva-
dc.date.accessioned2025-06-06T17:22:28Z-
dc.date.available2025-06-06T17:22:28Z-
dc.date.issued2025-02-17-
dc.identifier.citationGUEDES, Heverton da Silva. História de três sertões. 2025. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63647-
dc.description.abstractA presente pesquisa investiga a construção de sertão no cinema brasileiro contemporâneo. Partindo do pressuposto de que esse cinema constrói uma paisagem sertaneja em diálogo com o largo imaginário consolidado sobre o tema, pensamos fissuras e rupturas nas formas de dizer e ver os sertões, propondo uma história em três atos: corpo, tempo e espaço. No primeiro deles, discutimos uma dimensão temporal, buscando certo sertão arcaico e assentado no passado; no segundo, nos detemos no aspecto espacial, problematizando um mundo visto e dito sempre árido; e no último, destacamos o corporal, para sentir sujeitos sertanejos em desajuste com seu meio. Aí e assim, neste encontro de três, ancoramos nossa percepção de sertão: uma paisagem em movimento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectContemporâneopt_BR
dc.subjectSertãopt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.titleHistória de três sertõespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1490941376976192pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2687254184338962pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present research investigates the construction of the northeastern hinterlands in contemporary Brazilian cinema. Assuming that this cinema builds a landscape in dialogue with the broad imagery established on the subject, we explore fissures and ruptures in the ways of depicting and perceiving the hinterlands, proposing a story in three acts: body, time, and space. In the first act, we discuss a temporal dimension, seeking an archaic world rooted in the past; in the second, we focus on the spatial aspect, problematizing a world always seen and described as arid; and in the last, we highlight the corporeal aspect, to feel subjects out of sync with their environment. Thus, in this encounter of three, we anchor our perception of the hinterlands: a motion landscape.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Heverton da Silva Guedes.pdf11,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons