Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63629
Share on
Title: | Escola afro-brasileira: uma análise do projeto político pedagógico da escola Maria Felipa para a promoção de uma educação antirracista |
Authors: | NASCIMENTO, Anthonys Hammett Campos |
Keywords: | Educação Antirracista; Educação Infantil; Escola Afro-Brasileira; Diversidade Étnico-Racial; Projeto Político Pedagógico |
Issue Date: | 8-Apr-2025 |
Citation: | NASCIMENTO, Anthonys. Escola Afro-Brasileira: uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Maria Felipa para a promoção de uma Educação Antirracista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O trabalho analisa o Projeto Político Pedagógico da Escola Maria Felipa, reconhecida como a primeira escola afro-brasileira pelo Ministério da Educação do Brasil, com o objetivo de promover uma educação antirracista e valorizar a cultura afro-brasileira. A pesquisa destaca a importância da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, e discute como a escola busca desconstruir a visão eurocêntrica predominante na educação, implementando práticas pedagógicas que valorizam a ancestralidade e a identidade negra. A metodologia utilizada é qualitativa, com análise documental do Projeto Político Pedagógico e das propostas pedagógicas da escola para as turmas de Educação Infantil, evidenciando a necessidade de uma educação que respeite e valorize a diversidade étnico-racial desde a infância. Os resultados mostram que a Escola Maria Felipa se compromete com a formação de crianças críticas e conscientes de sua identidade, promovendo um ambiente escolar inclusivo e acolhedor. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63629 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Anthonys Hammett Campos Nascimento.pdf | 471,87 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License