Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63629

Share on

Title: Escola afro-brasileira: uma análise do projeto político pedagógico da escola Maria Felipa para a promoção de uma educação antirracista
Authors: NASCIMENTO, Anthonys Hammett Campos
Keywords: Educação Antirracista; Educação Infantil; Escola Afro-Brasileira; Diversidade Étnico-Racial; Projeto Político Pedagógico
Issue Date: 8-Apr-2025
Citation: NASCIMENTO, Anthonys. Escola Afro-Brasileira: uma análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Maria Felipa para a promoção de uma Educação Antirracista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O trabalho analisa o Projeto Político Pedagógico da Escola Maria Felipa, reconhecida como a primeira escola afro-brasileira pelo Ministério da Educação do Brasil, com o objetivo de promover uma educação antirracista e valorizar a cultura afro-brasileira. A pesquisa destaca a importância da Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas, e discute como a escola busca desconstruir a visão eurocêntrica predominante na educação, implementando práticas pedagógicas que valorizam a ancestralidade e a identidade negra. A metodologia utilizada é qualitativa, com análise documental do Projeto Político Pedagógico e das propostas pedagógicas da escola para as turmas de Educação Infantil, evidenciando a necessidade de uma educação que respeite e valorize a diversidade étnico-racial desde a infância. Os resultados mostram que a Escola Maria Felipa se compromete com a formação de crianças críticas e conscientes de sua identidade, promovendo um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63629
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Anthonys Hammett Campos Nascimento.pdf471,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons