Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63626

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSÁ, Ana Caroline Damasceno de-
dc.contributor.authorSILVA, Juliana Sabrina Cursino da-
dc.date.accessioned2025-06-05T19:50:52Z-
dc.date.available2025-06-05T19:50:52Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.date.submitted2025-05-27-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Sabrina Cursino da. Proposta metodológica sobre manguezais no ensino de geografia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63626-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo propor metodologias de ensino de Geografia sobre os manguezais, voltadas para o ensino fundamental – anos finais. Busca-se, assim, destacar a importância da educação ambiental e do ensino sobre esse ecossistema. Além disso, propõe-se o uso de músicas do movimento Manguebeat como recurso didático, visando enriquecer culturalmente os alunos e aproximá-los desse movimento, tão representativo para a Região Metropolitana do Recife (RMR). A pesquisa foi desenvolvida em três etapas, utilizando abordagem qualitativa. A primeira consistiu em uma revisão bibliográfica, onde buscou-se analisar trabalhos que abordassem a questão da Geografia escolar juntamente com a educação ambiental, preocupou-se em destacar a importância do ecossistema para a cidade e também foram analisadas a Base Comum Curricular Nacional (BNCC) e o Currículo Estadual de Pernambuco. A segunda etapa diz respeito à construção do material didático e a terceira etapa consiste na análise dos dados levantados e na produção do presente trabalho. Sendo assim, o material produzido integra conhecimentos sobre os manguezais nas perspectivas ambiental, socioeconômica e cultural, incluindo a cultura do Manguebeat. Isto resultou em uma aula que contém todas as informações relevantes sobre o tema juntamente com uma forma de avaliação, o quiz musical. Dessa forma, este trabalho busca ser um recurso de apoio para professores que desejam enriquecer o ensino sobre a Educação Ambiental sobre Manguezais. O presente material é de caráter interdisciplinar, visto que é possível utilizar na Geografia em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais, Sociais e Língua Portuguesa, reforçando também a importância de preservar e difundir o legado do Manguebeat para as futuras gerações.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas educacionaispt_BR
dc.subjectManguezaispt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectManguebeatpt_BR
dc.titleProposta metodológica sobre manguezais no ensino de geografiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8512520628842159pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0331312800452529pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to propose teaching methodologies in Geography focused on the topic of mangroves, directed at upper elementary school students. It seeks to highlight the importance of environmental education and teaching about this ecosystem. Additionally, it proposes the use of music from the Manguebeat movement as a didactic resource to culturally enrich students and connect them with this movement, which is highly representative for the Metropolitan Region of Recife (RMR). The research was developed in three stages, using a qualitative approach. The first stage consisted of a bibliographic review, which aimed to analyze academic works addressing school Geography alongside environmental education. It also emphasized the importance of the mangrove ecosystem for the city and analyzed the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the State Curriculum of Pernambuco. The second stage involved the development of the didactic material, and the third stage consisted of analyzing the collected data and producing this work. Thus, the material produced integrates knowledge about mangroves from environmental, socioeconomic, and cultural perspectives, including the Manguebeat culture. This resulted in a lesson that contains all the relevant information on the subject, along with an assessment tool — the musical quiz. Therefore, this work aims to be a support resource for teachers who wish to enrich the teaching of environmental education about mangroves. The material has an interdisciplinary character, as it can be used in Geography in articulation with the subjects of Natural and Social Sciences and Portuguese Language, while also reinforcing the importance of preserving and disseminating the legacy of the Manguebeat movement for future generations.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Geografiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficaspt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-2195-0465pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Geografia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Juliana Sabrina TCC.pdf3,98 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons