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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63622

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Título: Concepções sobre a avaliação escolar
Autor(es): CHUEIRI, Mary Stela Ferreira
Palavras-chave: Avaliação escolar; Concepções pedagógicas
Data do documento: 2008
Citação: CHUEIRI, Mary Stela Ferreira. Concepções sobre a avaliação escolar. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 39, jan./abr. 2008 p. 49-64
Abstract: Este texto tem como objetivo analisar a relação entre as concepções pedagógicas e os significados assumidos pela avaliação no contexto escolar. Para isso, foram estabelecidas quatro categorias de análise. No primeiro momento, foram abordadas as práticas de exames e provas escolares, utilizadas a partir do século 16, no que se convencionou chamar de “Pedagogia Tradicional”, da qual decorre a concepção de que avaliação e exame se equivalem. Em um segundo momento, analisou-se a concepção de avaliação como medida, que teve o seu auge com a denominada “Pedagogia Tecnicista”. Uma terceira concepção diz respeito à avaliação como instrumento para a classificação e regulação do desempenho do aluno. Finalmente, o quarto momento trata da concepção qualitativa da avaliação. Portanto, ao analisar em que medida tais concepções se encontram, ainda hoje, presentes e dominantes, na atual prática de avaliação escolar, concluiu-se que elas convivem em um mesmo contexto escolar. Além disso, observa-se que as mudanças verificadas estão intimamente relacionadas às concepções de educação orientadoras das práticas pedagógicas que vêm ocorrendo desde que a escola foi instituída como espaço de educação formal.
Descrição: [Todas as notas de rodapé estão no final do texto]
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63622
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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CHUEIRI. Concepções de avaliação escolar. p. 49-64.pdf
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