Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63600

Compartilhe esta página

Título: O seminário de Olinda na formação do clero no Brasil: Breve ensaio sobre as contribuições jurídico-filosóficas de Azeredo Coutinho, de Muniz Tavares e de Frei Caneca à noção de constitucionalismo.
Autor(es): PINHEIRO, Leonardo Morais de Araújo
Palavras-chave: Seminário de olinda; Constitucionalismo; Azeredo coutinho; Muniz tavares; Frei caneca
Data do documento: 2018
Citação: PINHEIRO, Leonardo Morais de Araújo. O seminário de Olinda na formação do clero no Brasil: Breve ensaio sobre as contribuições jurídico-filosóficas de Azeredo Coutinho, de Muniz Tavares e de Frei Caneca à noção de constitucionalismo. 27º Congresso Nacional do CONPEDI. Porto Alegre. 2018. p.175-193
Abstract: A viragem do século 18 para o século 19 foi marcada por importantes mudanças na estrutura pedagógica e filosófica do ensino superior em Portugal, com o advento da Reforma Pombalina (1759). Reforma de estreito contato com os ensinamentos de pensadores iluministas, e que guiou diversas de manifestações revolucionárias, como as ocorridas em Pernambuco entre 1817 e 1824. Uma instituição conhecida como Seminário de Olinda foi fundamental na formação liberal de clérigos nas províncias do norte do Brasil. Matizes doutrinarias acerca do liberalismo podem ser observadas quando comparados os pensamentos desses membros do clero formados no Seminário de Olinda.
Descrição: [Todas as notas de rodapé, estão no final do texto]
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63600
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PINHEIRO. O Seminario de Olinda. p.175-193.docx.pdf
  Acesso restrito
370,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.