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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63595

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Verônica Gitirana Gomes-
dc.contributor.authorSANTOS, Déric Vinicius dos-
dc.date.accessioned2025-06-05T14:29:01Z-
dc.date.available2025-06-05T14:29:01Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Deric Vinicius dos. Estruturas de função exponencial : um mapeamento a partir da teoria dos campos conceituais. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63595-
dc.description.abstractEste trabalho se situa no tema da classificação para as situações de função exponencial propostas no Ensino Médio brasileiro. Esta investigação parte da ideia defendida por Vergnaud, que para a aprendizagem de um campo conceitual o estudante precisa enfrentar situações variadas com o conceito assumindo diferentes significados. O ponto de partida foi o nosso trabalho de conclusão de curso, Santos (2022), no qual buscamos uma classificação para as situações de função exponencial presentes em um livro do primeiro ano do Ensino Médio, com base na Teoria dos Campos Conceituais, de Vergnaud. Nesta dissertação, objetiva-se ampliar as classes de situações encontradas, no intuito de expandir não só o número de classes, mas entender e mapear, com maior profundidade, os diferentes significados assumidos pela função exponencial, bem como possíveis invariantes e representações envolvidas. Metodologicamente, selecionamos três livros didáticos, aprovados no PNLD-2021 que apresentam situações contextualizadas de função exponencial. Esta escolha nos garante partir de situações realmente utilizadas no Ensino Médio brasileiro. Após a identificação de todas as situações relativas à função exponencial, as contextualizadas foram analisadas uma a uma. Com relação às análises, elas foram feitas com base em cinco critérios criados embasados na Teoria dos Campos Conceituais: estrutura do problema, significado da relação, elementos desconhecidos e elementos dados no problema. Além disso, incluímos a identificação do contexto do problema. Essa investigação mostrou que os livros didáticos possuem cerca de 80% de situações compostas, nas quais a exponencial é apenas parte de uma função maior, que essas composições acarretam em variações nos invariantes e ainda, que situações de função exponencial possuem cinco elementos que são característicos, sendo eles: I-A taxa multiplicativa, II-A imagem do zero, III-A imagem de valores intermediários, IV-A imagem de um valor genérico ou lei de formação e V-O valor do domínio de imagens intermediárias, esses elementos aparecem nas situações por meio de variadas combinações, seja como elementos pedidos ou como elementos dados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSituaçãopt_BR
dc.subjectVergnaudpt_BR
dc.subjectInvariantept_BR
dc.subjectConceitopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.titleEstruturas de função exponencial : um mapeamento a partir da Teoria dos Campos Conceituaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, César Thiago José da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5341236115086649pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis study focuses on classifying exponential function situations proposed in Brazilian high schools. This research is based on Vergnaud's idea about learning a conceptual field. Students must face varied situations with the concept assuming different meanings. The starting point was our undergraduate essay, Santos (2022), in which we sought a classification for the exponential function situations present in a first-year high school textbook, based on Vergnaud's Theory of Conceptual Fields. This dissertation aims to expand the classes of situations found in order to expand not only the number of classes but also to understand and map, in greater depth, the different meanings assumed by the exponential function, as well as possible invariants and representations involved. Methodologically, we selected three textbooks, approved by PNLD-2021, that present contextualized exponential function situations. This choice ensures that we start from situations used in Brazilian high schools. After identifying all situations related to the exponential function, the contextualized ones were analyzed individually. The analyses were based on five criteria created based on the Theory of Conceptual Fields: problem structure, meaning of the relationship, unknown elements and elements given in the problem. In addition, we included the identification of the context of the problem. Our investigation showed that textbooks have about 80% of compound situations in which the exponential is only part of a composition of functions. These compositions result in variations in the invariants and exponential function situations have five characteristic elements, namely: I-The multiplicative rate, II-The image of zero, III-The image of intermediate values, IV-The image of a generic value or formation law and V-The value of the domain of intermediate images, these elements appear in the situations through various combinations, either as requested elements or as given elements.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1926281964080505pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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