Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63589

Comparte esta pagina

Título : Práticas de ESG e Desempenho Financeiro das Empresas da região geoeconômica da Amazônia legal : estudo comparativo com as empresas da B3
Autor : WERLANG, Fernanda Evanilde Pereira
Palabras clave : ESG; Desempenho Financeiro; Amazônia Legal
Fecha de publicación : 20-mar-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : WERLANG, Fernanda Evanilde Pereira. Práticas de ESG e Desempenho Financeiro das Empresas da região geoeconômica da Amazônia legal: estudo comparativo com as empresas da B3. 2025. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : A presente dissertação buscou investigar a relação entre as práticas ESG (Environmental, Social and Governance) e o desempenho financeiro das empresas localizadas na região geoeconômica da Amazônia Legal, comparando-as com as demais empresas da B3. Utilizando uma abordagem quantitativa, foram analisados dados de empresas no período de 2020 a 2023, as informações ESG e financeiras foram extraídas do Refinitiv, enquanto os indicadores de desempenho financeiro foram o ROA e Q de Tobin. A metodologia empregada incluiu testes de comparação, e regressões (mínimo quadrados ponderados) para identificar possíveis correlações entre as variáveis ESG e o desempenho financeiro, levando em conta variáveis de controle como tamanho da empresa e alavancagem financeira. Os resultados apontaram que essa relação não é homogênea e pode ser influenciada pela localização geográfica. Enquanto as empresas brasileiras fora da região geoeconômica da Amazônia Legal apresentaram impactos positivos e significativos do ESG integrado e em suas dimensões isoladas sobre o ROA, as empresas amazônicas não demonstraram relação consistente entre ESG e desempenho financeiro. No entanto, a dimensão ambiental e social influenciaram positivamente o Q de Tobin na região, possivelmente devido à valorização de práticas sustentáveis pelo mercado. Já a governança apresentou resultados negativos e não significativos em ambas as amostras, o que pode estar relacionado a desafios institucionais e altos níveis de corrupção. Dessa forma a dissertação demonstra que a relação entre ESG e desempenho financeiro não é homogênea e deve considerar o contexto local e as métricas utilizadas. Os achados reforçam a importância de estratégias personalizadas para a adoção de práticas ESG em diferentes regiões do Brasil, evidenciando que políticas sustentáveis podem gerar valor financeiro quando alinhadas às especificidades do ambiente em que a empresa opera.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63589
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO FernandaEvanildePereiraWerlang.pdf1,67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons