Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63583

Compartilhe esta página

Título: Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música.
Autor(es): QUEIROZ, Luis Ricardo Silva
Palavras-chave: educação musical; cultura; sociedade
Data do documento: 2004
Citação: QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 10, pp. 99-107, mar. 2004.
Abstract: Este artigo discute relações entre educação musical e cultura com o objetivo de analisar diferentes dimensões do ensino e aprendizagem da música dentro de uma realidade social. Nessa perspectiva, enfocamos tanto a necessidade de uma educação musical adequada aos valores particulares de um contexto cultural como a possibilidade de uma proposta educacional de ensino da música que possa abarcar diferentes universos musicais. Com base em uma pesquisa bibliográfica em educação musical, etnomusicologia, antropologia cultural e educação em geral foi possível concluir que o diálogo entre educação musical e cultura pode oferecer aos processos de ensino-aprendizagem da música uma base sólida, contextualizada com os valores e significados idiossincráticos de um contexto e com a pluralidade da música de diferentes mundos musicais.
Descrição: [Todas as notas de rodapé encontram-se no final do texto]
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63583
Aparece nas coleções:Artigo - Lingüística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QUEIROZ. Educação musical e cultura. pp. 99-107 .docx.pdf
  Acesso restrito
232,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.