Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63583
Compartilhe esta página
Título: | Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. |
Autor(es): | QUEIROZ, Luis Ricardo Silva |
Palavras-chave: | educação musical; cultura; sociedade |
Data do documento: | 2004 |
Citação: | QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Educação musical e cultura: singularidade e pluralidade cultural no ensino e aprendizagem da música. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 10, pp. 99-107, mar. 2004. |
Abstract: | Este artigo discute relações entre educação musical e cultura com o objetivo de analisar diferentes dimensões do ensino e aprendizagem da música dentro de uma realidade social. Nessa perspectiva, enfocamos tanto a necessidade de uma educação musical adequada aos valores particulares de um contexto cultural como a possibilidade de uma proposta educacional de ensino da música que possa abarcar diferentes universos musicais. Com base em uma pesquisa bibliográfica em educação musical, etnomusicologia, antropologia cultural e educação em geral foi possível concluir que o diálogo entre educação musical e cultura pode oferecer aos processos de ensino-aprendizagem da música uma base sólida, contextualizada com os valores e significados idiossincráticos de um contexto e com a pluralidade da música de diferentes mundos musicais. |
Descrição: | [Todas as notas de rodapé encontram-se no final do texto] |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63583 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Lingüística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
QUEIROZ. Educação musical e cultura. pp. 99-107 .docx.pdf Acesso restrito | 232,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.