Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63565

Compartilhe esta página

Título: A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO FARMACÊUTICO NO TRATAMENTO DA INSUFICIÊNCIA RENAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(es): ANDRADE, Gleicy Kelly Lima de Queiroz
Palavras-chave: Insuficiência renal; fisiologia renal; cuidado farmacêutico; diálise; interações medicamentosas; atribuições do farmacêutico.
Data do documento: 23-Mai-2025
Citação: ANDRADE, Gleicy : A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO FARMACÊUTICO NO TRATAMENTO DA INSUFICIÊNCIA RENAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Farmácia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, 2025.
Abstract: Os rins desempenham funções essenciais na excreção, regulação e produção hormonal, e suas alterações podem afetar múltiplos sistemas, levando à insuficiência renal. A insuficiência renal pode ser aguda ou crônica, levando ao acúmulo de resíduos, alterações hormonais e distúrbios metabólicos, sendo diagnosticada por exames como TFG, creatinina, ureia e biomarcadores específicos. No Brasil, a prevalência de falência renal cresce, o que representa altos custos na saúde pública, destacando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. O papel do farmacêutico é fundamental na equipe de cuidado, garantindo a segurança, eficácia dos medicamentos e aprimorando a qualidade de vida dos pacientes com insuficiência renal. Diante do exposto, o presente trabalho possui o objetivo de analisar a importância do farmacêutico no tratamento da insuficiência renal. Em relação a metodologia do trabalho, trata-se de uma revisão integrativa, com busca e análise crítica de estudos nos últimos 20 anos em plataformas como Google Acadêmico, Scielo e Pubmed. Utilizou-se descritores relacionados à insuficiência renal e ao cuidado farmacêutico, incluindo critérios de inclusão e exclusão específicos. A seleção considerou estudos em português, inglês e espanhol, abordando o cuidado farmacêutico na insuficiência renal. O tratamento envolve medidas conservadoras, diálise ou transplante, além da atuação multidisciplinar, especialmente do farmacêutico. Infere-se que a insuficiência renal é uma condição crescente que exige cuidados especializados e multidisciplinares. A atuação do farmacêutico é fundamental na prevenção do agravo da insuficiência renal e na orientação sobre o uso correto de medicamentos, contribuindo para a adesão ao tratamento e redução de custos. Fortalecer sua presença na equipe de saúde melhora a qualidade de vida dos pacientes, especialmente aqueles em hemodiálise, promovendo uma assistência mais humanizada e eficaz.
Descrição: 9.8
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63565
Aparece nas coleções:(TCC) - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL GLEICY.pdf3,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons