Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63549

Compartilhe esta página

Título: Eficiência energética no nordeste brasileiro: uma análise dos aspectos econômicos e sociais da transição energética na região.
Autor(es): SILVA, Taciele Morais
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável; Eficiência energética; Transição energética; Desenvolvimento regional
Data do documento: 28-Mar-2025
Citação: SILVA, Taciele Morais. Eficiência energética no nordeste brasileiro: uma análise dos aspectos econômicos e sociais da transição energética na região. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Econômicas – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A necessidade de uma transformação energética envolvendo políticas que promovam o desenvolvimento baseado na sustentabilidade tornou-se tema central de discussões socioeconômicas, que tratam das condições para uma descarbonização das matrizes energéticas. A crise econômica generalizada causada pela pandemia da COVID-19 intensificou ainda mais a urgência por buscas de alternativas sustentáveis capazes de sustentar os processos de oferta e demanda energética da população mundial e, em menor escala, as economias regionais. Assim, este artigo analisa dados estruturados sobre o tema para conhecer o cenário e interpretar os aspectos das mudanças energéticas dentro do contexto econômico e geográfico do Nordeste brasileiro, observando os componentes da matriz energética nacional e regional, seus dados de produção e consumo desagregados por estado e suas variações ao longo dos anos. Através de uma metodologia qualitativa foram analisadas de que maneira esses processos de transição energética transformaram a economia da região e, consequentemente, o padrão de vida da população. Utilizando-se fontes secundárias para o período de 2013 a 2022, trabalhou se no contexto do método hipotético-dedutivo, testando os resultados por meio da comparação dos resultados apresentados ao longo do tempo. A hipótese é de que houve um aumento na produção e consumo de energia no Nordeste brasileiro advindos de diferentes fontes. Os resultados apontaram que, de fato, há um aumento na produção e consumo de energia no Nordeste brasileiro advindas de diferentes fontes, além das fontes hídricas, através de ações de intensificação da demanda por diferentes alternativas de produção energética ao longo do período estudado, porém, sua relação com uma melhora econômica para a população dos estados nordestinos se mostrou equivocada e não pode ser sustentada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63549
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Taciele Morais Silva.pdf700,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons