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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63543

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Título: “Amanhã será melhor” : cotidiano feminino nas páginas do Jornal Grito no Nordeste (1967-1990)
Autor(es): COSTA, Thawanny Victória Santos
Palavras-chave: Mulheres; Trabalhadoras rurais; Gênero; Plantation; Classe canavieira
Data do documento: 22-Out-2024
Citação: COSTA, Thawanny Victória Santos. “Amanhã será melhor”: cotidiano feminino nas páginas do Jornal Grito no Nordeste (1967-1990). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar as vivências cotidianas das trabalhadoras canavieiras a partir do jornal Grito no Nordeste, entre os anos de 1967 e 1990. Orientada pela História das Mulheres e pela perspectiva analítica de gênero, a pesquisa busca investigar elementos como a relação entre a exploração de classe e a opressão de gênero, o trabalho doméstico e na palha da cana, a violência patriarcal, a luta política, maternidade, sexualidade, dentre outros aspectos. Para alcançar esses objetivos, ampara-se na análise de edições do jornal Grito no Nordeste, abrigadas no acervo do Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais de Pernambuco Dênis Bernardes (NUDOC/UFPE). O periódico utilizado faz parte dos esforços da Ação Católica Rural (ACR), movimento criado em 1965, com o propósito de promover uma evangelização libertadora no campo do Nordeste. A pesquisa busca também averiguar o potencial do jornal analisado enquanto fonte para pensar a participação das trabalhadoras rurais na História, bem como mapear e discutir as temáticas mais recorrentes em suas páginas com relação às mulheres canavieiras. A partir da análise dessas fontes, concluímos que as práticas cotidianas das trabalhadoras canavieiras funcionaram como condição sine qua non para a reprodução da força de trabalho e que o jornal se apresenta como uma rica ferramenta para pensar a condição feminina no meio rural, contribuindo para um ensino de História posicionado e anti-machista.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63543
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

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