Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63513
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Cynthia Xavier de | - |
dc.contributor.author | MELO, Luis Augusto Barroso de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T10:29:58Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02T10:29:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-31 | - |
dc.identifier.citation | Melo, L. A. B. O impacto da pandemia do novo coronavírus no contexto socioeconômico e educacional dos universitários. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63513 | - |
dc.description.abstract | Este TCC tem como objetivo identificar e analisar as alterações provocadas sobre os aspectos econômicos e educacionais no período pandêmico dos anos de 2020 a 2021, tendo como foco o corpo discente dos estudantes de universidades públicas. Para tanto, propõe-se trabalhar com pesquisa empírica, além de uso de dados secundários e análise documental, através de aplicação de questionários online. A escolha do tema se justifica pelo fato de ser interessante saber quais os aspectos da vida dos discentes sofreram piora e a sua intensidade, além de descobrir se existiram barreiras – econômicas, tecnológicas, de comunicação, dentre outros - que limitaram o prosseguimento e o desempenho dos seus estudos. Diante deste contexto, optou-se por dialogar com os aspectos teóricos de Amartya Sen, quando sinaliza para importância da educação de qualidade, saúde, moradia e da remuneração adequada, na busca pelo desenvolvimento. Através da utilização dos métodos de pesquisa descritiva e exploratória, atrelados, respectivamente, a análise de estudos semelhantes já realizados e a aplicação de questionários sobre os discentes utilizados como amostra nesse trabalho, pôde-se perceber que o período pandêmico, através de limitações de ordem econômica impostas aos estudantes, da deterioração da saúde mental, e da reduzida capacidade do ensino remoto em prover uma educação tão boa quanto a do modelo tradicional, impactou desfavoravelmente a trajetória acadêmica dos universitários. | pt_BR |
dc.format.extent | 47p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alterações | pt_BR |
dc.subject | Pandêmico | pt_BR |
dc.subject | Econômicos | pt_BR |
dc.subject | Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | O Impacto da pandemia do novo coronavírus no contexto socioeconômico e educacional dos universitários. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8358868600649308 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This TCC aims to identify and analyze the changes caused in economic and educational aspects in the pandemic period from 2020 to 2021, focusing on the student body of students at public universities. To this end, it is proposed to work with empirical research, in addition to the use of secondary data and documentary analysis, through the application of online questionnaires. The choice of the topic is justified by the fact that it is interesting to know which aspects of the students' lives are worsening and how intense it is, in addition to discovering whether there are barriers - economic, technological, communication, among others - that limited the damage and performance of their studies. Given this context, it was decided to dialogue with Amartya Sen's theoretical aspects, highlighting the importance of quality education, health, housing and adequate wages, in the search for development. Through the use of descriptive and exploratory research methods, linked, respectively, to the analysis of similar studies already carried out and the application of questionnaires to the students used as a sample in this work, it was possible to realize that the pandemic period, through economic limitations imposed on students, the limitation of mental health, and the reduced capacity of remote teaching to prove an education as good as that of the traditional model, had an unfavorable impact on the academic trajectory of university students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NG) - Núcleo de Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Economia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Luis Augusto Barroso de Melo.pdf | 720,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons