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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63513

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Cynthia Xavier de-
dc.contributor.authorMELO, Luis Augusto Barroso de-
dc.date.accessioned2025-06-02T10:29:58Z-
dc.date.available2025-06-02T10:29:58Z-
dc.date.issued2025-04-01-
dc.date.submitted2025-05-31-
dc.identifier.citationMelo, L. A. B. O impacto da pandemia do novo coronavírus no contexto socioeconômico e educacional dos universitários. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63513-
dc.description.abstractEste TCC tem como objetivo identificar e analisar as alterações provocadas sobre os aspectos econômicos e educacionais no período pandêmico dos anos de 2020 a 2021, tendo como foco o corpo discente dos estudantes de universidades públicas. Para tanto, propõe-se trabalhar com pesquisa empírica, além de uso de dados secundários e análise documental, através de aplicação de questionários online. A escolha do tema se justifica pelo fato de ser interessante saber quais os aspectos da vida dos discentes sofreram piora e a sua intensidade, além de descobrir se existiram barreiras – econômicas, tecnológicas, de comunicação, dentre outros - que limitaram o prosseguimento e o desempenho dos seus estudos. Diante deste contexto, optou-se por dialogar com os aspectos teóricos de Amartya Sen, quando sinaliza para importância da educação de qualidade, saúde, moradia e da remuneração adequada, na busca pelo desenvolvimento. Através da utilização dos métodos de pesquisa descritiva e exploratória, atrelados, respectivamente, a análise de estudos semelhantes já realizados e a aplicação de questionários sobre os discentes utilizados como amostra nesse trabalho, pôde-se perceber que o período pandêmico, através de limitações de ordem econômica impostas aos estudantes, da deterioração da saúde mental, e da reduzida capacidade do ensino remoto em prover uma educação tão boa quanto a do modelo tradicional, impactou desfavoravelmente a trajetória acadêmica dos universitários.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlteraçõespt_BR
dc.subjectPandêmicopt_BR
dc.subjectEconômicospt_BR
dc.subjectEducacionaispt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.titleO Impacto da pandemia do novo coronavírus no contexto socioeconômico e educacional dos universitários.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8358868600649308pt_BR
dc.description.abstractxThis TCC aims to identify and analyze the changes caused in economic and educational aspects in the pandemic period from 2020 to 2021, focusing on the student body of students at public universities. To this end, it is proposed to work with empirical research, in addition to the use of secondary data and documentary analysis, through the application of online questionnaires. The choice of the topic is justified by the fact that it is interesting to know which aspects of the students' lives are worsening and how intense it is, in addition to discovering whether there are barriers - economic, technological, communication, among others - that limited the damage and performance of their studies. Given this context, it was decided to dialogue with Amartya Sen's theoretical aspects, highlighting the importance of quality education, health, housing and adequate wages, in the search for development. Through the use of descriptive and exploratory research methods, linked, respectively, to the analysis of similar studies already carried out and the application of questionnaires to the students used as a sample in this work, it was possible to realize that the pandemic period, through economic limitations imposed on students, the limitation of mental health, and the reduced capacity of remote teaching to prove an education as good as that of the traditional model, had an unfavorable impact on the academic trajectory of university students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Economiapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Econômicas - Bacharelado

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