Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63444

Compartilhe esta página

Título: O protótipo como ferramenta de ensino-aprendizagem em língua portuguesa: um estudo sobre o gênero relato pessoal
Autor(es): Oliveira, Brígida Gabrielle Silva de
Palavras-chave: Multiletramentos; Gêneros do discurso; Ensino de língua portuguesa; Protótipo didático
Data do documento: 10-Abr-2025
Citação: Oliveira, Brígida Gabrielle Silva de. O protótipo como ferramenta de ensino-aprendizagem em língua portuguesa: um estudo sobre o gênero relato pessoal. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este estudo tem como objetivo desenvolver um protótipo didático que integre os multiletramentos ao ensino de língua portuguesa, com foco nos gêneros textuais, por meio de recursos multimodais e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A pesquisa, de natureza qualitativa, fundamenta-se nos estudos sobre multiletramentos de Rojo (2017); Cazden et al. (2021); Cope; Kalantzis (2000); gêneros do discurso por Bakhtin (2003) e Bazerman (2020), além de trabalhos específicos sobre os gêneros relato pessoal, palestra e documentário. O protótipo foi desenvolvido integralmente na plataforma Canva. A organização do material segue uma progressão didática que parte de discussões temáticas, passa pelo gênero relato pessoal (primário) e avança para gêneros secundários (palestra e documentário), nos quais o relato se insere como componente. O protótipo incorpora diversos recursos tecnológicos, como QR codes, hiperlinks e ferramentas digitais (Notion, Miro, Jamboard), aliados a propostas mais tradicionais de atividades. O material se configura como uma proposta pedagógica inovadora, alinhada às demandas contemporâneas de ensino que valorizam a multimodalidade e a criticidade. Espera-se que este protótipo sirva como material para práticas docentes, inspirando práticas educativas mais dinâmicas e sintonizadas com os letramentos múltiplos necessários no século XXI.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63444
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Brígida Gabrielle Silva de Oliveira.pdf7,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons