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Título : Construção de um portfólio a partir de pesquisas sobre micro-organismos em uma escola de referência de Ensino Médio – Recife – PE
Autor : MOURA, Cristiane Freitas de Lira
Palabras clave : Educação ambiental; Ecologia dos fungos; Meio ambiente; Microbiologia; Material pedagógico
Fecha de publicación : 25-feb-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MOURA, Cristiane Freitas de Lira. Construção de um portfólio a partir de pesquisas sobre micro-organismos em uma escola de referência de Ensino Médio –Recife – PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : É comum deparar-se com micro-organismos no dia a dia, seja em algum alimento ou no próprio ambiente. O conhecimento sobre os micro-organismos é necessário, pois, a maioria das pessoas desconhece os seus benefícios, remetendo sempre ao lado ruim desses micro-organismos. A relevância dos fungos abrange o âmbito escolar, e é perceptível que no conteúdo dos fungos existe um vasto campo de aprendizagem, em que alguns conteúdos das Ciências Naturais se apresentam complexos e com alto nível de abstração, o que acarreta uma carência nos processos de ensino e aprendizagem em Ciências. Assim, este trabalho objetivou-se a construção de materiais pedagógicos, por meio de um portfólio, a partir da investigação sobre a presença de micro-organismos em ambiente escolar. Este trabalho foi realizado com estudantes do 1o e 3o ano do Ensino Médio, em uma Escola pública no município de Recife/PE. As atividades práticas e expositivas, visando o desenvolvimento do interesse na área científica e o meio ambiente, foram desenvolvidas no componente curricular de Biologia, e assim, feito a observação e a prática do crescimento de fungos e a do meio de cultura por meio do uso de materiais de fácil acesso amplamente conhecidos no dia a dia dos estudantes. Neste sentido, foram aplicados dois questionários na modalidade online, um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema e outro direcionado aos professores de ensino médio e fundamental, de várias disciplinas. A finalidade dos questionários foi avaliar a aplicação do produto técnico tecnológico, o portfólio. As atividades práticas incluíram o cultivo e a observação destes seres, promovendo uma abordagem mais dinâmica e interativa do conteúdo, o que resultou em um maior engajamento pelos alunos na compreensão sobre os processos biológicos que envolvem esses micro-organismos. Os alunos também desenvolveram uma visão mais ampla com relação o papel crucial que esses micro-organismos desempenham no ciclo de nutrientes, na decomposição orgânica e na interação com outros seres vivos. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam uma melhora significativa no conhecimento dos estudantes sobre o tema fungos, após a realização das atividades práticas e expositivas. Observa-se um avanço nas habilidades de verificação, análise, e compreensão de conceitos relacionados aos fungos, principalmente na importância no ecossistema. Portanto, conclui-se que o uso de fungos como material pedagógico oferece uma alternativa valiosa para o ensino de Biologia e Educação ambiental.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63418
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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