Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63418
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Thais Emanuelle Monteiro dos Santos | - |
dc.contributor.author | MOURA, Cristiane Freitas de Lira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T19:19:50Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T19:19:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Cristiane Freitas de Lira. Construção de um portfólio a partir de pesquisas sobre micro-organismos em uma escola de referência de Ensino Médio –Recife – PE. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63418 | - |
dc.description.abstract | É comum deparar-se com micro-organismos no dia a dia, seja em algum alimento ou no próprio ambiente. O conhecimento sobre os micro-organismos é necessário, pois, a maioria das pessoas desconhece os seus benefícios, remetendo sempre ao lado ruim desses micro-organismos. A relevância dos fungos abrange o âmbito escolar, e é perceptível que no conteúdo dos fungos existe um vasto campo de aprendizagem, em que alguns conteúdos das Ciências Naturais se apresentam complexos e com alto nível de abstração, o que acarreta uma carência nos processos de ensino e aprendizagem em Ciências. Assim, este trabalho objetivou-se a construção de materiais pedagógicos, por meio de um portfólio, a partir da investigação sobre a presença de micro-organismos em ambiente escolar. Este trabalho foi realizado com estudantes do 1o e 3o ano do Ensino Médio, em uma Escola pública no município de Recife/PE. As atividades práticas e expositivas, visando o desenvolvimento do interesse na área científica e o meio ambiente, foram desenvolvidas no componente curricular de Biologia, e assim, feito a observação e a prática do crescimento de fungos e a do meio de cultura por meio do uso de materiais de fácil acesso amplamente conhecidos no dia a dia dos estudantes. Neste sentido, foram aplicados dois questionários na modalidade online, um questionário para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema e outro direcionado aos professores de ensino médio e fundamental, de várias disciplinas. A finalidade dos questionários foi avaliar a aplicação do produto técnico tecnológico, o portfólio. As atividades práticas incluíram o cultivo e a observação destes seres, promovendo uma abordagem mais dinâmica e interativa do conteúdo, o que resultou em um maior engajamento pelos alunos na compreensão sobre os processos biológicos que envolvem esses micro-organismos. Os alunos também desenvolveram uma visão mais ampla com relação o papel crucial que esses micro-organismos desempenham no ciclo de nutrientes, na decomposição orgânica e na interação com outros seres vivos. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicam uma melhora significativa no conhecimento dos estudantes sobre o tema fungos, após a realização das atividades práticas e expositivas. Observa-se um avanço nas habilidades de verificação, análise, e compreensão de conceitos relacionados aos fungos, principalmente na importância no ecossistema. Portanto, conclui-se que o uso de fungos como material pedagógico oferece uma alternativa valiosa para o ensino de Biologia e Educação ambiental. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ecologia dos fungos | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Microbiologia | pt_BR |
dc.subject | Material pedagógico | pt_BR |
dc.title | Construção de um portfólio a partir de pesquisas sobre micro-organismos em uma escola de referência de Ensino Médio – Recife – PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2935184279153375 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3439916789810831 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | It is common to encounter microorganisms in everyday life, whether in food or in the environment itself. Knowledge about microorganisms is necessary because most people are unaware of their benefits, often focusing solely on the negative side of these microorganisms. The relevance of fungi extends to the school environment, and it is clear that the topic of fungi provides a vast field for learning, where some content in the Natural Sciences is complex and highly abstract, leading to gaps in the teaching and learning processes in Science. Thus, this study aimed to construct pedagogical materials through a portfolio, based on research about the presence of microorganisms in the school environment. This study was conducted with students from the 1st and 3rd years of high school at a public school in Recife/PE. The practical and expositional activities, aimed at developing interest in the scientific field and the environment, were conducted within the Biology curriculum. Thus, the observation and practice of fungal growth and culture media were carried out using easily accessible materials widely known in students' daily lives. In this sense, two online questionnaires were applied: one to assess the students' prior knowledge of the topic and another directed to high school and elementary school teachers from various disciplines. The purpose of the questionnaires was to evaluate the application of the technological product, the portfolio. The practical activities included cultivating and observing these organisms, promoting a more dynamic and interactive approach to the content, which resulted in greater student engagement in understanding the biological processes involving these microorganisms. The students also developed a broader perspective on the crucial role these microorganisms play in the nutrient cycle, organic decomposition, and their interaction with other living beings. The results obtained from this research indicate a significant improvement in students' knowledge of the topic of fungi after the practical and expositional activities. There was progress in the skills of verification, analysis, and understanding of concepts related to fungi, especially regarding their importance in the ecosystem. Therefore, it is concluded that the use of fungi as a pedagogical material offers a valuable alternative for teaching Biology and Environmental Education. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Cristiane Freitas de Lira Moura.pdf | 7,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons