Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/634
Título: Engenho Maranguape : uma leitura arqueológica
Autor(es): FOREST, Melânia Gaudêncio Noya
Palavras-chave: Arqueologia; Engenho; Maranguape; Moita
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Gaudêncio Noya Forest, Melânia; Alves de Oliveira, Cláudia. Engenho Maranguape : uma leitura arqueológica. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: O Engenho Maranguape, localizado no Município do Paulista, região Metropolitana do Recife, no estado de Pernambuco, faz parte de um contexto histórico de grande importância para a história do período colonial no Nordeste do Brasil. Nesta área foi localizado o Sítio Maranguape, onde se encontram estruturas arquitetônicas de uma possível moita ou casa-grande, já que esta área foi tombada pela FUNDARPE em 1987, como Engenho Maranguape. Neste estudo procurou-se compreender a organização dos espaços construídos, e se essas estruturas fazem parte de uma moita, segundo as exigências programáticas diretamente relacionadas à produção açucareira dos engenhos coloniais em Pernambuco. Para a realização desta pesquisa se sistematizou um quadro histórico analítico sobre o contexto dos séculos XVI e XVII, relativo a industria açucareira, e através da Arqueologia Histórica procuro-se a sua reconstrução. Essas estruturas foram analisadas através de uma abordagem sistêmica, procurando compreender as relações dessa unidade funcional com as outras identificadas no Engenho Maranguape. A partir da pesquisa arqueológica, histórica e da análise espacial das unidades encontradas nessa área, chega-se a conclusão que essas estruturas poderiam ser da casa-grande do engenho Maranguape. Entretanto, a configuração espacial leva a identificar todo esse conjunto como uma grande propriedade rural
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/634
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Arqueologia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo2342_1.pdf5,51 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.