Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63395
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Iranete Maria da Silva | - |
dc.contributor.author | BORBA, Ayrtton César | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T20:19:02Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26T20:19:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
dc.identifier.citation | BORBA, Ayrtton Cesar. Recursos de professores para ensinar função afim no Ensino Médio em escolas do campo. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63395 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa insere-se nos domínios da Educação Matemática e da Educação do Campo. Tem como principal objetivo compreender o modo como os professores selecionam, modificam, constroem e utilizam um recurso ou um conjunto de recursos para ensinar o conceito de função afim no Ensino Médio em escolas do campo e a relação desses recursos entre eles e com as atividades produtivas camponesas. Apoia-se na Abordagem Documental do Didático e nos estudos sobre a Educação do Campo. Nesse quadro, adota-se a Metodologia da Investigação Reflexiva, para produzir dados com três professores que ensinam matemática no Ensino Médio em escolas do campo de três municípios da Região Agreste de Pernambuco, por meio dos seguintes instrumentos: entrevistas semiestruturadas; produção de vídeos e construção de mapas de recursos pelos professores com os recursos disponíveis na escola para ensinar função afim; e observação da elaboração do planejamento de uma aula de cada professor. Para caracterizar as atividades produtivas camponesas desenvolvidas nos municípios, realizou-se um levantamento no Sistema IBGE de Recuperação Automática e entrevistas com dez moradores do campo. As principais atividades produtivas dos municípios estão associadas à agricultura e à criação de animais; ao fabrico de confecção, comércio e trabalho em pedreiras; e à produção do bordado manual. Os recursos selecionados, modificados, construídos e utilizados pelos professores para ensinar função afim são em maioria materiais e, em grande parte, digitais. Contudo, alguns deles, classificados aqui como recursos-filho, foram construídos pelos professores com o intuito de relacionar o ensino da função afim com as atividades produtivas camponesas, embora isso não tenha sempre ficado explícito na aula observada. Considera-se que os resultados da pesquisa apontam para algumas necessidades, entre elas, a de vivenciar formações de professores, inicial e continuada, que se referenciem na Abordagem Documental do Didático e nos princípios da Educação do Campo, para melhor promover o estabelecimento de relações entre as realidades dos estudantes camponeses e o ensino de matemática. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Abordagem Documental do Didático | pt_BR |
dc.subject | Recursos | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Atividade Produtiva Camponesa | pt_BR |
dc.subject | Função Afim | pt_BR |
dc.title | Recursos de professores para ensinar função afim no Ensino Médio em escolas do campo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2100822864624283 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8522397432350630 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research falls within the domains of mathematics education and field education. Its main objective is to understand how teachers select, modify, construct, and use a resource or a set of resources to teach the concept of affine function in field high schools and the relationship between these resources with each other and rural productive activities. It is based on the documentational approach to didactics and on studies on field education. In this context, the reflective research methodology was adopted to produce data with three teachers who teach mathematics in field high schools in three municipalities in the Agreste region of Pernambuco through the following instruments: semi-structured interviews; video production and teachers’ construction of resource maps with the resources available in the school to teach affine functions; and observation of each teacher’s preparation of the lesson plan. To characterize the rural productive activities developed in the municipalities, a survey was carried out using the IBGE Automatic Recovery System, and interviews were conducted with ten rural residents. The main productive activities of the municipalities are associated with agriculture and animal husbandry, the manufacture of clothing, commerce, work in quarries, and the production of hand embroidery. The resources teachers select, modify, construct, and use to teach affine functions are mostly material and largely digital. However, some of them, classified here as child resources, were constructed by teachers to relate the teaching of affine functions to rural productive activities, although this was not always explicit in the observed class. The research results indicate some needs, for example, the need to experience initial and continuing teacher education that references the documentational approach to didactics and the principles of field education to promote better the establishment of relationships between the realities of rural students and mathematics teaching. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ayrtton César Borba.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons