Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63392
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueirêdo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Rafaella Sales da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T20:03:07Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26T20:03:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rafaella Sales da. O ensino de compreensão de textos na coleção “Tecendo linguagens”: um estudo da obra de Língua Portuguesa mais adotada nos anos finais do Ensino Fundamental no PNLD-2020. 2024. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63392 | - |
dc.description.abstract | Esta tese objetivou compreender o modo como a coleção “Tecendo Linguagens” de Língua Portuguesa do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, ano 2018, trata a compreensão de textos em suas propostas de atividades de leitura. A investigação optou pela perspectiva da Pesquisa Documental e da Análise de Conteúdo Temática. Para tanto, primeiro, analisamos as proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino de leitura nos anos finais do Ensino Fundamental, consequentemente, as suas implicações para a compreensão de textos. Tal escolha se justificou pela influência exercida pela BNCC na construção dos currículos e dos livros didáticos na atualidade. Segundo, analisamos o Edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), visto que sua avaliação exigiu adesão à BNCC. Terceiro, refletimos acerca da resenha do Guia do PNLD para a coleção Tecendo Linguagens (6o ao 9o ano), buscando compreender como interpretou as informações constantes no Edital do PNLD quanto à compreensão de textos. Também analisamos as questões de compreensão de textos presentes nos LDLP da coleção Tecendo Linguagens, assim como, as orientações para o ensino de leitura no Manual do Professor dessa obra. Como resultados, iniciando pela BNCC, percebemos que embora a Base afirme se fundamentar em uma concepção de linguagem dialógica interacionista, ainda existem equívocos na construção de seu texto. Oscilando entre as três (03) concepções de linguagem: a dialógica interacionista, a instrumento de comunicação e a expressão do pensamento- com predominância para a dialógica interacionista. Quanto ao Edital do PNLD, percebemos que ele busca seguir rigorosamente as prescrições da BNCC. Se tratando do Guia, percebemos que ele apresenta um check-list das proposições da BNCC para o trabalho com a leitura. O Guia concluiu que a obra se fundamenta a partir da perspectiva interacionista de língua. Ademais, a obra é portadora de uma multiplicidade de gêneros textuais que exploram as competências e as habilidades da Base. Também buscamos perceber o modo como a Coleção Tecendo Linguagens tratou as questões de compreensão em suas atividades de leitura. A partir de Rosa e Brandão (2010), construímos as seguintes categorias de análise: ativação prévia; pergunta literal ou de localização de informações; inferencial; subjetiva; extrapolação do texto; e análise linguística. Assim, obtivemos o total de 3.319 atividades de compreensão de textos nos livros da coleção (6o ao 9o ano). As perguntas literais ou de localização de informações apresentaram o maior quantitativo com percentual de 35% (1.162). As de natureza subjetiva alcançaram o 2o lugar no geral, com percentual de 31% (1.043). As de natureza inferencial ficaram em 3o lugar com o percentual total de 18% (610). As de análise linguística ocupam a 4a posição geral nas atividades de compreensão exploradas na coleção com 8% (273) das perguntas. As de extrapolação do texto ocupam o 5o lugar geral com um percentual de 7% (214) das questões. Em 6o lugar, tivemos ativação com 1% (34). De modo geral, notamos uma maior preocupação da coleção com perguntas de natureza literal ou de localização de informações, seguida das subjetivas e depois das inferenciais. Tal sequência coloca em cheque aquilo que foi posto no Manual do Professor quando se refere que o intento da obra é a formação de leitores críticos, consequentemente, da Base, visto que ela embasa a construção dos livros didáticos na atualidade. Observamos que do total de 3.319 perguntas de compreensão de textos presentes na coleção, o ano que mais se destacou foi o 7o com 1.067, representando 32,1% do total, seguido do 8o ano com 800 (24,1%), do 6o ano com 786 (23,7%) e, por último, o 9o ano com 666 (20,1%) perguntas. Em síntese, esta pesquisa nos possibilitou perceber que a compreensão de textos nos LDLP ora atende as inovações teóricas, ora se revela conservadora, essa tendência também é replicada nos discursos oficiais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Compreensão de texto | pt_BR |
dc.title | O ensino de compreensão de textos na coleção “Tecendo linguagens” : um estudo da obra de Língua Portuguesa mais adotada nos anos finais do Ensino Fundamental no PNLD-2020 | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1459712547852583 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1329245289238365 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis aimed to understand how the “Tecendo Linguagens” collection of Portuguese Language for the 6th to 9th grade of Elementary School, year 2018, deals with text comprehension in its proposed reading activities. The investigation opted for the perspective of Documentary Research and Thematic Content Analysis. To this end, first, we analyzed the propositions of the National Common Curricular Base (BNCC) for teaching reading in the final years of Elementary School, consequently, its implications for text comprehension. This choice was justified by the influence exerted by the BNCC on the construction of curricula and textbooks today. Second, we analyzed the Notice of the National Book and Teaching Material Program (PNLD), since its evaluation required adherence to the BNCC. Third, we reflected on the review of the PNLD Guide for the Tecendo Linguagens collection (6th to 9th grade), seeking to understand how it interpreted the information contained in the PNLD Notice regarding text comprehension. We also analyzed the text comprehension questions present in the LDLP of the Tecendo Linguagens collection, as well as the guidelines for teaching reading in the Teacher's Manual of this work. As a result, starting with the BNCC, we realized that although the Base claims to be based on a concept of interactionist dialogic language, there are still mistakes in the construction of its text. Oscillating between the three (03) concepts of language: interactionist dialogic, instrument of communication and expression of thought - with predominance of interactionist dialogic. As for the PNLD Notice, we realized that it seeks to strictly follow the prescriptions of the BNCC. Regarding the Guide, we realized that it presents a checklist of the BNCC propositions for working with reading. The Guide concluded that the work is based on the interactionist perspective of language. Furthermore, the work carries a multiplicity of textual genres that explore the skills and abilities of the Base. We also sought to understand how the Tecendo Linguagens Collection dealt with comprehension issues in its reading activities. Based on Rosa and Brandão (2010), we constructed the following categories of analysis: prior activation; literal or information-location questions; inferential; subjective; text extrapolation; and linguistic analysis. Thus, we obtained a total of 3,319 text comprehension activities in the books of the collection (6th to 9th grade). Literal or information-location questions presented the largest quantity with a percentage of 35% (1,162). Those of a subjective nature reached 2nd place overall, with a percentage of 31% (1,043). Those of an inferential nature came in 3rd place with a total percentage of 18% (610). Linguistic analysis activities occupy 4th place overall in the comprehension activities explored in the collection with 8% (273) of the questions. Text extrapolation questions rank 5th overall, with 7% (214) of the questions. In 6th place, we had activation with 1% (34). In general, we noticed a greater concern in the collection with questions of a literal nature or information location, followed by subjective questions and then inferential questions. This sequence calls into question what was stated in the Teacher's Manual when it states that the intention of the work is to train critical readers, and consequently, the Base, since it underpins the construction of current textbooks. We observed that of the total of 3,319 text comprehension questions present in the collection, the year that stood out the most was the 7th with 1,067, representing 32.1% of the total, followed by the 8th year with 800 (24.1%), the 6th year with 786 (23.7%) and, lastly, the 9th year with 666 (20.1%) questions. In summary, this research allowed us to perceive that the understanding of texts in LDLP sometimes meets theoretical innovations, sometimes reveals itself to be conservative, this tendency is also replicated in official discourses. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Rafaella Sales da Silva.pdf | 6,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons