Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63390

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMonteiro, Jailma Santos-
dc.contributor.authorSantana, Maria Gabriela Carneiro de-
dc.date.accessioned2025-05-26T19:45:39Z-
dc.date.available2025-05-26T19:45:39Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.date.submitted2025-04-16-
dc.identifier.citationSANTANA, Maria Gabriela Carneiro de. Educação alimentar e nutricional nas práticas alimentares das pessoas idosas: uma revisão integrativa. 2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63390-
dc.description.abstractA educação alimentar e nutricional (EAN) desempenha um papel fundamental na mudança de hábitos e práticas alimentares entre idosos. Este estudo, baseado em uma revisão integrativa da literatura, analisou evidências científicas sobre essa influência, a partir de pesquisas em bases de dados como Scielo, PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde, Google Acadêmico e Periódicos Capes. Foram identificados 6 artigos, dos quais seis atenderam aos critérios de inclusão, considerando publicações entre 2016 e 2024, em português ou inglês, e com foco na educação alimentar para idosos. Os resultados demonstraram que a EAN contribui significativamente para o aumento do conhecimento nutricional, a melhoria das práticas alimentares e a adoção de escolhas mais saudáveis. As estratégias mais eficazes envolveram oficinas culinárias, palestras e atividades interativas. Conclui-se que a EAN é uma ferramenta eficaz para a promoção da saúde e a prevenção de doenças na população idosa.pt_BR
dc.format.extent40pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjecteducação alimentar e nutricional; idosos; práticas aliimentares; hábitos alimentares; promoção da saúde.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NAS PRÁTICAS ALIMENTARES DE PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7212594914270960pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2651039773759985pt_BR
dc.description.abstractxFood and Nutrition Education (FNE) plays a fundamental role in changing dietary habits and practices among the elderly. This study, based on an integrative literature review, analyzed scientific evidence on this influence through research in databases such as Scielo, PubMed, Virtual Health Library, Google Scholar, and Capes Journals. A total of 6 articles were identified, of which six met the inclusion criteria, considering publications between 2016 and 2024, in Portuguese or English, and focusing on food education for the elderly. The results showed that FNE significantly contributes to increased nutritional knowledge, improved eating practices, and the adoption of healthier choices. The most effective strategies involved cooking workshops, lectures, and interactive activities. It is concluded that FNE is an effective tool for health promotion and disease prevention in the elderly population.pt_BR
dc.subject.cnpqMedicina e saúdept_BR
dc.degree.departamentNutrição e Dietéticapt_BR
dc.degree.graduationNutriçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Nutrição



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons