Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63388

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRAYNER, Flávio Henrique Albert-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Izaquiel Arruda-
dc.date.accessioned2025-05-26T19:29:10Z-
dc.date.available2025-05-26T19:29:10Z-
dc.date.issued2025-02-21-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Izaquiel Arruda. Massacres escolares no Brasil: a violência extrema contra as escolas em uma perspectiva arendtiana. 2025. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63388-
dc.description.abstractA presente de tese de doutorado tece uma reflexão sobre os massacres escolares, examinando o fenômeno da violência extrema através do referencial filosófico de Hannah Arendt. A pesquisa parte do conceito arendtiano de violência, articulando-o com as manifestações do fenômeno da violência extrema contra as escolas, junto a outros constructos teóricos da autora. Essa análise não apenas amplia a compreensão dos massacres escolares em sua dimensão conceitual, mas também fenomênica, iluminando uma realidade muito presente no Brasil nos últimos 20 anos. Um olhar cuidadoso para o problema aponta que a manifestação de violência contra as escolas está longe de ser superada. A preocupação no seio das escolas, dos governos, das universidades e da sociedade civil se acentua, mobilizando recursos e pesquisas em torno do dilema. Em vista disso, o arcabouço teórico arendtiano vem nos ajudar a compreender a questão a partir de outro viés, que não é comumente adotado, o que nos oferece novas possibilidades de mobilizar o pensamento e uma discussão sobre possíveis caminhos para superar a crise. O objetivo geral desta tese é: compreender a concepção de violência no pensamento de Hannah Arendt e sua contribuição frente à violência extrema contra as escolas no contexto atual brasileiro. E os objetivos específicos: a) Refletir sobre a noção de violência no pensamento arendtiano; b) Discutir alguns elementos presentes na configuração da violência extrema contra as escolas; c) Elucidar as contribuições do pensamento arendtiano para uma possível reconciliação frente à violência contra as escolas. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza bibliográfica, utilizando a hermenêutica como técnica de interpretação dos textos. A abordagem é ensaística, permitindo uma reflexão aberta e dialógica sobre o tema estudado. A estrutura do trabalho organiza- se em quatro momentos: o primeiro diz respeito à própria introdução, onde o objeto de investigação da tese será posto em discussão; o segundo momento é aquele em que refletiremos sobre a noção de violência no pensamento arendtiano; o terceiro discute as fronteiras entre o poder e a violência, a violência nazista, a banalidade do mal e as motivações dos massacres escolares; o quarto debate sobre violência e educação, bem como a importância das categorias políticas do perdão e da promessa diante da violência contra as escolas. Entre as principais contribuições desta pesquisa, destacam-se as seguintes achados: a ilusão do progresso trazido pela modernidade, que gerou mais violência e minou a experiência do comum; a correlação entre o crescimento da violência contra as escolas e a ascensão de tendências autoritárias, que reativam elementos totalitários na sociedade; a erosão do espaço público e a ruptura da tradição e autoridade, elementos centrais na análise arendtiana da crise moderna; a aproximação entre os massacres escolares e a noção de banalidade do mal, que expõe a dessensibilização perante a violência; o potencial reconciliatório do perdão e da promessa, possíveis vias para uma convivência mais suportável após eventos traumáticos de violência; dentre outras contribuições. Finalmente, a resposta à pergunta que mobiliza a pesquisa — como a perspectiva arendtiana pode contribuir para a compreensão das manifestações da violência extrema às escolas no atual contexto brasileiro — leva-nos a refletir sobre qual mundo queremos entregar aos novos e aos jovens.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHannah Arendtpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectMassacres escolarespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMundo Comumpt_BR
dc.titleMassacres escolares no Brasil : a violência extrema contra as escolas em uma perspectiva arendtianapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0075280011912170pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0395265190671613pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis doctoral thesis offers a reflection on school massacres by examining the phenomenon of extreme violence through the philosophical framework of Hannah Arendt. The research is grounded in Arendt’s concept of violence and articulates it with the manifestations of extreme violence against schools, along with other theoretical constructs from the author. This analysis not only broadens the conceptual understanding of school massacres but also their phenomenological dimension, shedding light on a reality that has been highly present in Brazil over the past 20 years. A careful examination of the issue indicates that the expression of violence against schools is far from being overcome. The concern within schools, governments, universities, and civil society has intensified, mobilizing resources and research around this dilemma. In this context, the Arendtian theoretical framework assists in understanding the issue from a less common perspective, offering new possibilities to mobilize thought and discuss potential pathways to overcome the crisis. The general objective of this thesis is: to understand the concept of violence in Hannah Arendt’s thought and its contribution to addressing extreme violence against schools in the current Brazilian context. The specific objectives are: a) To reflect on the notion of violence in Arendt’s thought; b) To discuss some elements present in the configuration of extreme school violence; c) To elucidate the contributions of Arendt’s thought to a possible reconciliation in the face of violence against schools. Methodologically, the research is bibliographic in nature, employing hermeneutics as a technique for interpreting texts. The approach is essayistic, allowing for an open and dialogical reflection on the theme. The structure of the work is organized into four sections: the first refers to the introduction, where the object of investigation is presented; the second reflects on the notion of violence in Arendt’s thought; the third discusses the boundaries between power and violence, Nazi violence, the banality of evil, and the motivations behind school massacres; the fourth debates violence and education, as well as the importance of the political categories of forgiveness and promise in the face of school violence. Among the main contributions of this research are: the illusion of progress brought by modernity, which has generated more violence and undermined the experience of the common; the correlation between the increase in violence against schools and the rise of authoritarian tendencies that reactivate totalitarian elements in society; the erosion of the public sphere and the rupture of tradition and authority— central elements in Arendt’s analysis of the modern crisis; the connection between school massacres and the notion of the “banality of evil,” which exposes desensitization to violence; and the reconciliatory potential of forgiveness and promise as possible paths to more bearable coexistence after traumatic events of violence. Ultimately, the answer to the central question of this research—how the Arendtian perspective can contribute to understanding the manifestations of extreme violence in schools in the current Brazilian context—leads us to reflect on the kind of world we wish to pass on to the new and the young.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Izaquiel Arruda Siqueira.pdf917,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons