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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63367
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Título : | Otimização por enxame de partículas aplicada a cruzamentos viários |
Autor : | BARRETO, João Pedro de Souza Lemos |
Palabras clave : | Otimização; Cruzamentos; PSO; Semáforos; Tráfego |
Fecha de publicación : | 8-abr-2025 |
Citación : | BARRETO, João Pedro de Souza Lemos. Otimização por enxame de partículas aplicada a cruzamentos viários. 2025. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Controle e Automação, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | A mobilidade urbana rodoviária é a base do deslocamento em grandes centros urbanos mundiais. Uma boa administração viária possibilita um rápido deslocamento de veículos, o que reduz a emissão de poluentes. O crescente aumento, ao longo dos anos, de demanda por veículos nas ruas causa várias reações em cadeia, como os aumentos de congestionamentos, tempo médio de atraso, acidentes, e poluentes. Diversos estudos estão sendo feitos para melhorar a administração viária, grande maioria com o objetivo de definir os melhores ciclos de semáforo por meio de várias táticas, como redes bayesianas, otimização binível, e comportamento de pedestres por meio de processamento de imagem, por exemplo. O objetivo deste trabalho é introduzir um modelo de otimização por enxame de partículas ou Particle Swarm Optimization (PSO) para controlar os tempos de sinal verde e ciclo total de sinais em um cruzamento, de modo a aumentar o fluxo total de veículos e diminuir o tempo médio de atraso, contribuindo para a evolução contínua da mobilidade urbana e mitigando os problemas anteriormente apresentados. Para isso, foi feita uma pesquisa experimental — tipo de investigação científica caracterizada pela manipulação de variáveis e observação dos efeitos consequentes — onde foram tratados os elementos de uma base de dados de tráfego da cidade de Nova York, para que fosse explícito o histórico de fluxo de veículos por horário em três cruzamentos viários diferentes. A partir dessa base, é implementado o algoritmo PSO, para que sejam retornados os melhores valores de tempos de sinal verde e ciclo total dos semáforos de cada cruzamento. Apesar das limitações encontradas na base de dados, o modelo proposto apresentou, para certas condições de parametrização, resultados teóricos de tempos de sinais, fluxos de veículos e tempos médios de atraso satisfatórios, indicativos de que o modelo se comporta bem de acordo com a função objetivo fornecida. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63367 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia de Controle e Automação |
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