Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6336
Título: A filariose e sua relação com a infra-estrutura numa região do Recife
Autor(es): de Jesus Ferreira César de Albuquerque, Maria
Palavras-chave: Filariose;Infra-estrutura;Gestão ambiental
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Jesus Ferreira César de Albuquerque, Maria; Cristina Gonçalves Pereira, Eugênia. A filariose e sua relação com a infra-estrutura numa região do Recife. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: A filariose linfática é um problema de saúde pública em vários continentes em regiões tropicais e subtropicais no planeta; há cerca de 1/5 da população no mundo convivendo em áreas endêmicas. No Brasil, cidades como Recife / PE e Maceió / AL ainda permanecem como focos de endemia desde os primeiros inquéritos (cerca de 40 anos atrás). O que contribui para a manutenção da filariose são as condições climáticas das cidades e problemas urbanos como crescimento desordenado de populações pobres, carentes de saneamento. Neste trabalho foram identificados os indicadores socioambientais que colaboram para a manutenção da doença na RPA 2 (Região Político-Administrativa) da cidade do Recife. Foi realizado levantamento bibliográfico e iconográfico, visitas periódicas nos locais com fotos a respeito desses indicadores. Constatou-se que o tratamento inadequado do sistema de drenagem da cidade, aliado ao precário sistema de esgotamento sanitário que também não atende a toda população, e ao serviço de limpeza urbana que ainda se encontra incipiente na RPA estudada, são indicadores para a manutenção da filariose. Apesar de já ser de reconhecimento na literatura que a infra-estrutura deficitária seja o causador de manutenção da doença em áreas endêmicas, neste trabalho foi possível listar os indicadores identificando-os na RPA 2
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6336
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Gestão e Políticas Ambientais

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo8150_1.pdf3,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.