Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63358

Compartilhe esta página

Título: Otimização de aditivos secantes na formulação de tintas por metodologia de superfície de resposta (RSM) a partir de design de experimentos (DOE)
Autor(es): SILVA, Heitor Rennan Interaminense
Palavras-chave: Planejamento experimental; Otimização; Secantes; Superfície de resposta
Data do documento: 2-Abr-2025
Citação: SILVA, Heitor Rennan Interaminense. Otimização de aditivos secantes na formulação de tintas por metodologia de superfície de resposta (RSM) a partir de design de experimentos (DOE). 2025. 87 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Departamento de Engenharia Química, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A otimização de formulações de tintas é essencial para melhorar o desempenho e a eficiência do processo produtivo, reduzindo custos e impactos ambientais.Um dos pontos importantes na formulação é o uso de aditivos secantes que impactam significativamente na função de secagem e propriedades finais tais como tempo de secagem, dureza, brilho e cor. Este estudo teve como objetivo determinar a combinação ótima de aditivos secantes utilizados na formulação de tintas para isto utilizou-se a metodologia de superfície de resposta (RMS - Response Surface Methodology) e planejamento de experimentos (DOE - Design of Experiments). Os resultados indicaram que a otimização proporcionou melhorias significativas na secagem, especialmente na cor, diminuindo o amarelamento na tinta branca, secagem ao toque e ao manuseio, com ganhos expressivos em comparação ao padrão anteriormente utilizado. A análise estatística demonstrou que a substituição e ajuste das concentrações de secantes foram determinantes para alcançar um equilíbrio entre tempo de secagem e propriedades físico-químicas da tinta. Os modelos gerados apresentaram alta precisão, com coeficientes de desejabilidade satisfatórios, indicando confiabilidade nos ajustes propostos Conclui-se que a metodologia utilizada possibilitou uma formulação otimizada, reduzindo custos sem comprometer a qualidade, tornando o processo de formulação mais eficiente e um produto de qualidade quanto às características desejadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63358
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Heitor Rennan Interaminense Silva.pdf3,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons