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Título : A relação ao saber na teoria antropológica do didático : contribuições ao modelo de análise da dimensão cognitiva (MAC)
Autor : SANTOS, Katielli Costa dos
Palabras clave : Teoria antropológica do didático; Relação pessoal ao saber; TAD; Meta-análise; Mapeamento educacional
Fecha de publicación : 16-oct-2024
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Katielli Costa Dos. A relação ao saber na teoria antropológica do didático: contribuições ao modelo de análise da dimensão cognitiva (MAC). 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : A pesquisa apresentada nesta dissertação teve como objetivo central propor um conjunto de categorias para contribuir com a utilização da noção de relação pessoal ao saber como unidade de análise na Teoria Antropológica do Didático (TAD). Proposta por Yves Chevallard em meados da década de 1980, a TAD traz importantes noções teóricas que se prestam a revelar condições e restrições na difusão dos saberes. Aqui no Brasil, mapeamentos recentes mostram que o uso da TAD tem sido crescente. Em março de 2023, no Banco de Teses e Dissertações da CAPES havia mais de 60 teses que foram defendidas entre 2005 e 2022. Em 2018, a tese de José Luiz Cavalcante apresentou uma contribuição teórica para a teoria, a partir do Modelo de Análise da Dimensão Cognitiva (MAC), cuja noção de relação pessoal ao saber é fundamental. Apesar da importância desse conceito para a TAD e para o MAC, não observamos a proposição ou indicação de categorias para que ela pudesse ser utilizada como unidade de análise. A partir dessa constatação levantamos a hipótese de que essa lacuna ajuda a naturalizar o uso do conceito. Para Chevallard a naturalização ocorre quando uma técnica ou conteúdo é utilizada sem a devida reflexão no espaço institucional. Assim, nossa questão norteadora foi: que elementos teóricos e práticos podem ser utilizados para construção de categorias para a utilização da noção de relação pessoal ao saber como unidade de análise na TAD? De cunho qualitativo, a dissertação foi desenvolvida no formato Multipaper, a partir do qual realizamos dois estudos. O primeiro se refere a um mapeamento vertical cujo objetivo foi compreender como a noção de relação pessoal ao saber é explorada enquanto unidade de análise nas pesquisas que trazem a TAD como teoria principal. Na segunda investigação refletimos sobre a proposição de um conjunto de categorias analíticas para serem integradas ao MAC. Os resultados indicam que a hipótese de naturalização da noção foi comprovada parcialmente, pois cerca de 70% dos trabalhados mapeamentos anunciavam a noção no referencial, porém não utilizavam nas análises, por outro lado, observou-se que as teses que utilizaram a noção potencializaram a compreensão dos fenômenos estudados. A partir desta constatação elaboramos um conjunto envolvendo 04 categorias que levam em consideração as raízes epistemológicas da noção relação pessoal ao saber.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63354
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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