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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63332

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Title: A pluralidade do protagonismo indígena na educação superior : a atuação nos Intitutos Federais de Pernambuco - IFPE e IFSertãoPE
Authors: SILVA, Maria da Penha da
Keywords: Protagonismos indígenas; Educação superior; Institutos Federais em Pernambuco
Issue Date: 7-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Maria da Penha da. A pluralidade do protagonismo indígena na educação superior: a atuação nos Intitutos Federais de Pernambuco - IFPE e IFSertãoPE. 2023. Tese (Doutorado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O tema “Indígenas na educação superior” como interesse da Antropologia tem se avolumado no século XXI em grande parte dos países da América Latina. Numa perspectiva ampliada, vimos que esse fenômeno está associado às mudanças políticas que ocorreram nesse continente nas últimas décadas do século passado, impulsionadas pelas políticas globais rumo à erradicação da pobreza no mundo. Com ênfase na defesa da universalização da educação como um fator preponderante do desenvolvimento humano. Na esteira dessas mudanças surgiram grandes mobilizações sociais de grupos historicamente silenciados e invisibilizados a exemplo da população negra e indígena, as quais participaram ativamente na formulação de novas legislações que garantiram direitos fundamentais. De fato, a efetivação de parte desses direitos depende do acesso à formação no âmbito da educação superior, nas diversas áreas. No Brasil, a produção de pesquisas antropológicas sobre o citado tema tem seguido esse fluxo. Por vezes, fomentando o diálogo entre a Antropologia e a Educação. A presente tese se insere nesse contexto, com o objetivo de compreender a atuação política dos/as discentes indígenas nos Cursos Superiores nos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE e IFSertãoPE. Nesse propósito, evidenciamos as formas de protagonismos políticos do público discente indígena naquelas instituições, as quais se expressam no movimento estudantil e na produção acadêmica de cunho político. Para tanto, empreendemos uma pesquisa etnográfica colaborativa duplamente reflexiva, a qual nos levou à seguinte conclusão: a primeira situação foi motivada pelo desejo de obter visibilidade e reconhecimento como sujeitos coletivos de direito, no enfrentamento do racismo estrutural, e acesso às políticas públicas específicas; a segunda, motivada pela necessidade de estabelecer conexões entre os conhecimentos acadêmicos e os “conhecimentos tradicionais”. Visualizamos três categorias de protagonismos: “protagonismo compartilhado”, “protagonismo transitório” e “protagonismo cíclico”. A primeira se caracteriza pela parceria com atores e instituições não indígenas; a segunda se caracteriza pela condição estudantil que é transitória; a terceira se caracteriza pela inserção de novos estudantes no movimento estudantil para ocupar o lugar daqueles que estão concluindo seus cursos. Concluímos que os protagonismos indígenas nos Institutos Federais em Pernambuco se inserem no contexto mais amplo das mobilizações políticas coletivas dos povos indígenas pela garantia de direitos. Onde as ações empreendidas pelos/as discentes indígenas nos IFs, se assemelham às formas de articulação do movimento indígena em geral, uma vez que no caso do presente estudo observa-se que os/as discentes indígenas que obtiveram projeção no movimento estudantil ou na produção acadêmica são oriundos das escolas indígenas ou são parentes de lideranças tradicionais, e por sua vez atuam em coletivos que constituem a pluralidade do movimento indígena local e nacional. O movimento estudantil indígena, em si, é um dos segmentos do movimento de juventude indígena, respondendo aos anseios específicos dessa geração, e também de interesse do movimento indígena mais amplo, a exemplo de formar profissionais para atender demandas coletivas nos territórios.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63332
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Antropologia

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