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Título: Compra online no cartão de crédito e impacto no bem-estar financeiro de estudantes do curso de Administração da UFPE - CAA.
Autor(es): SILVA NETO, Eduardo Francisco da
Palavras-chave: Bem-estar financeiro; Cartão de crédito; Estudantes universitários; Compras online
Data do documento: 15-Abr-2025
Citação: SILVA NETO, Eduardo Francisco da. Compra online no cartão de crédito e impacto no bem-estar financeiro de estudantes do curso de Administração da UFPE - CAA. 2025. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Núcleo de Gestão, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: O presente estudo investiga acerca de como o uso do cartão de crédito em compras online impacta o bem-estar financeiro de estudantes da Universidade Federal de Pernambuco – CAA. Pois o endividamento entre universitários é comum e pode ser agravado pela facilidade ao crédito, inexperiência financeira e estratégias de marketing digital. A pesquisa com abordagem quantitativa e amostra não probabilística, o qual é utilizado o método survey com questionário estruturado aplicado por meio do Google Forms. A amostra, selecionada por conveniência, foi composta por 56 estudantes universitários maiores de 18 anos, com experiência no uso de crédito. Sendo então utilizado um questionário online com escalas validadas para mensurar percepção de valor do crédito, gratidão do consumidor, atitude frente ao endividamento, bem-estar financeiro, compras online e uso do cartão. Os principais resultados indicam que o uso do cartão de crédito está relacionado a um indício de ausência do planejamento financeira, impulsividade e comprometimento do bem-estar, revelando percepções ambíguas sobre o crédito. O estudo evidencia a relevância do planejamento para um uso mais consciente do cartão. Além disso, destaca-se que 44,6% dos estudantes afirmaram não ter sobra de dinheiro ao final do mês, e 71,4% consideraram as compras online estimulantes, o que reforça a relação entre prazer no consumo digital e o uso não planejado do cartão. O estudo também revelou que estudantes de períodos mais avançados tendem a apresentar maior criticidade em relação ao uso do crédito, indicando que a experiência prática acentua a percepção dos riscos. Em contraposição, a gratidão pelo crédito é mais evidente entre os estudantes em fases iniciais. Assim, fica evidente que o uso do cartão de crédito em compras online pode comprometer diretamente a estabilidade financeira e emocional dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63314
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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