Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63299
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Siane Gois Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | França, Amós Quintino | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-19T18:22:51Z | - |
dc.date.available | 2025-05-19T18:22:51Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-15 | - |
dc.identifier.citation | França, Amós Quintino. O livro didático de Português e os comandos de produção textual: análise e ressignificações a partir do viés dialógico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras - Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63299 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar as propostas de produção textual no livro didático Se Liga nas Linguagens - Português, Siniscalchi e Ormundo (2020), buscando identificar se os comandos de escrita apresentam uma abordagem dialógica da linguagem. Examina-se também como essas propostas podem ser ressignificadas pelos professores em sala de aula, considerando o conceito de design em uso estabelecido por Rabardel (2003). Para isso, a pesquisa fundamenta-se no conceito do dialogismo bakhtiniano Bakhtin (2010), em estudos sobre o ensino de escrita, como os de Santos (2007), e adota uma abordagem qualitativa baseada na análise documental estabelecida por Marconi e Lakatos (2002). A investigação do corpus, composto por cinco atividades do livro, revela que, embora o material apresente diversidade de gêneros textuais e seja fundamentalmente dialógico, há recorrentes limitações estruturais que restringem a autonomia na produção textual, além de favorecer uma concepção escolarizada e mecanizada da escrita, limitando a construção ativa do estudante no discurso. Esses aspectos indicam a necessidade de adaptações pedagógicas para fortalecer à abordagem dialógica da produção textual. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Produção Textual | pt_BR |
dc.subject | Ensino de escrita | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.title | O livro didático de Português e os comandos de produção textual: análise e ressignificações a partir do viés dialógico | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9373007228895278 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3140964910953390 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to analyze the textual production proposals in the textbook Se Liga nas Linguagens - Português by Siniscalchi and Ormundo (2020), seeking to identify whether the writing prompts adopt a dialogic approach to language. Specifically, it also examines how these proposals can be reinterpreted by teachers in the classroom, considering the concept of design-in-use established by Rabardel (2003). To this end, the study is based on the concept of Bakhtinian dialogism (Bakhtin, 2010) and studies on writing instruction, such as those by Santos (2007), adopting a qualitative approach based on documentary analysis as outlined by Marconi and Lakatos (2002). The investigation of the corpus, composed of five activities from the textbook, reveals that, although the material presents a diversity of textual genres and is fundamentally dialogic, there are recurring structural limitations that restrict autonomy in textual production. Additionally, it reinforces a schooled and mechanized conception of writing, limiting the student's active construction in discourse. These aspects indicate the need for pedagogical adaptations to strengthen the dialogic approach to textual production. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Amós Quintino França.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons