Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63298
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, André dos Santos | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Walkíria Paloma de Lima Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-19T18:15:54Z | - |
dc.date.available | 2025-05-19T18:15:54Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-09 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Walkiria Paloma de Lima Silva. AS CONTRIBUIÇÕES DAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ESTILO DE VIDA ATIVO ENTRE ESCOLARES. 2025. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63298 | - |
dc.description.abstract | As diferentes abordagens metodológicas da Educação Física Escolar apresentam um potencial significativo para a promoção da melhoria na qualidade de vida dos estudantes, especialmente devido ao aumento expressivo de crianças e adolescentes com comportamentos sedentários. O presente estudo objetivou compreender como as diferentes abordagens metodológicas da Educação Física podem contribuir para o estabelecimento e a manutenção de um estilo de vida ativo entre estudantes do ensino básico. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa de caráter exploratório. Com a busca nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e Google Acadêmico, localizaram-se cinco estudos publicados nos últimos dez anos (2014-2024) que apontaram como as abordagens utilizadas expandiram a percepção dos alunos sobre os conteúdos da disciplina de Educação Física e, em alguns casos, proporcionaram a procura e a realização de atividades físicas fora do ambiente escolar. Em vista disso, percebeu-se que as diferentes abordagens metodológicas podem colaborar para a promoção de um estilo de vida ativo entre os escolares do ensino básico. | pt_BR |
dc.format.extent | 34 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
dc.subject | Abordagens Metodológicas | pt_BR |
dc.subject | Estilo de Vida Ativo | pt_BR |
dc.title | AS CONTRIBUIÇÕES DAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ESTILO DE VIDA ATIVO ENTRE ESCOLARES | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9958183485930435 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9846819271734920 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The different methodological approaches to Physical Education in Schools have significant potential to promote improvements in students’ quality of life, especially due to the significant increase in the number of children and adolescents with sedentary behaviors. The present study aimed to understand how the different methodological approaches to Physical Education can contribute to the establishment and maintenance of an active lifestyle among elementary school students. An literature review was carried out with a qualitative exploratory approach. By searching the Scientific Electronic Library Online (SCIELO) and Google Scholar databases, we found five studies published in the last ten years (2014-2024) that pointed out how the approaches used expanded students’ perception of the contents of the Physical Education subject, and in some cases led to the search for and performance of physical activities outside the school environment. In view of this, we realize that the different methodological approaches can significantly contribute to the promotion of an active lifestyle between elementary school students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_WALKIRIA_vFinal 130425.pdf | 292,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons