Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63278

Compartilhe esta página

Título: Síntese Estereosseletiva de fragmentos do Seselidiol a partir da Resolução Cinética-Enzimática de Bromo-Alquinóis
Autor(es): TAVARES, Lucas Rodrigues Ferreira Guimarães
Palavras-chave: Poliacetilênicos; Seselidiol; CAL-B; Resolução Enzimática
Data do documento: 11-Abr-2025
Citação: TAVARES, Lucas Rodrigues Ferreira Guimarães. Síntese Estereosseletiva de fragmentos do Seselidiol a partir da Resolução Cinética-Enzimática de Bromo-Alquinóis. 2025. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Departamento de Química Fundamental, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Produtos naturais acetilênicos ou poliacetilênicos são denominações utilizadas para compostos que contém uma ou mais ligações triplas em sua estrutura e encontramse distribuídos em plantas, insetos, fungos e organismos marinhos. O Seselidiol é um composto poliacetilênico isolado de uma planta, Seseli Mairei Wolff, em um rendimento de apenas 0,0085% e possui atividade citotóxica e anti-inflamatória. A partir de uma análise retrossintética, o Seselidiol foi dividido em três fragmentos principais, sendo um destes um bromo-alquinol quiral. Esse trabalho descreve o desenvolvimento de uma estratégia sintética para a preparação de um composto análogo a esse fragmento de modo estereosseletivo. A síntese foi iniciada a partir da preparação do (±)-1-fenil-2-propin-1-ol, (±)-1, um álcool acetilênico, obtido a partir da adição do acetileto de sódio ao benzaldeído. A subsequente reação de bromação utilizando N-Bromosuccinimida levou ao brometo correspondente, o 3-bromo-1-fenilprop-2-in-1-ol, (±)-2, em um rendimento de 26% o qual foi submetido a um estudo para determinar a possibilidade de obtenção dos enantiômeros correspondentes a partir de uma etapa de resolução enzimática. Para isso, inicialmente foi necessário descobrir as melhores condições para a separação efetiva dos enantiômeros através de cromatografia gasosa utilizando uma coluna quiral contendo β-ciclodextrina como fase estacionária. Diversos parâmetros foram analisados na tentativa de separação dos sinais correspondentes aos enantiômeros obtidos e as melhores condições de separação foram determinadas. O composto (±)-2 foi então submetido a uma reação de resolução enzimática empregando a enzima CAL-B (Candida Antarctica Lipase B) e a reação foi monitorada durante 6 h. Apesar da enzima promover a reação de acetilação, não foi observado excesso enantiomérico nos produtos obtidos. Na tentativa de explicar esse resultado, cálculos do volume e comprimento dos compostos sintetizados foram realizados e pôde-se observar que a presença do átomo de bromo no composto (±)-2 diminuiu a especificidade da acetilação pela enzima por conta de tamanhos relativamente parecidos entre os grupos. Essa hipótese foi confirmada a partir da realização da etapa de resolução enzimática utilizando o 1-bromo-pent-1-in-3-ol, (±)-4, que levou a elevados excessos enantioméricos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63278
Aparece nas coleções:(TCC) - Química (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lucas Rodrigues Ferreira Guimarães Tavares.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons