Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63239

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis Jose Tavares-
dc.contributor.authorMACIEL, Mateus de Moura-
dc.date.accessioned2025-05-14T19:47:03Z-
dc.date.available2025-05-14T19:47:03Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationMACIEL, Mateus de Moura. O ensino de probabilidade na educação básica: elaboração de propostas didáticas em escolas estaduais do Agreste pernambucano. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63239-
dc.description.abstractOs conhecimentos probabilísticos são essenciais para a compreensão e utilização em contextos diversos. A probabilidade como objeto de ensino é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico, autônomo e reflexivo do estudante. No entanto, apesar de sua importância, o processo de ensino e aprendizagem da probabilidade ainda enfrenta vários desafios, especificamente relacionados a formação de professores para o trabalho com esse objeto de ensino em sala de aula. Sendo assim, partindo da própria complexidade do conceito no Ensino Médio, a presente pesquisa tem como objetivo geral: Construir Atividades de Estudo e Pesquisa (AEP) para o ensino de probabilidade no Ensino Médio. Para alcançar o objetivo geral, recorremos à três (03) objetivos específicos, a saber: a) Analisar o discurso institucional em torno do ensino de probabilidade para o Ensino Médio em documentos oficiais; b) Analisar as praxeologias de livros didáticos para o ensino de probabilidade no Ensino Médio; e c) Propor Atividade de Estudo e Pesquisa (AEP) para o ensino de probabilidade no Ensino Médio. Partindo desses pressupostos, a Teoria Antropológica do Didático (TAD), desenvolvida por Yves Chevallard e seus colaboradores baliza teoricamente nossa pesquisa. No âmbito da TAD, usamos a noção de praxeologia, que é uma importante ferramenta da teoria que nos permite analisar e compreender a difusão dos saberes no interior das instituições de ensino. Com base na TAD e na praxeologia, buscamos compreender as relações institucionais em torno do objeto de ensino probabilidade a partir de documentos oficiais como os PCN, PCNEM, OCNEM, BNCC e duas coleções de livros didáticos, e subsidiamos a construção de um modelo alternativo para abordagem do conceito por meio de uma AEP. Neste sentindo, essa pesquisa foi desenvolvida por intermediário de três etapas. Na primeira etapa, analisamos as orientações curriculares presentes nos documentos oficias sobre o objeto de ensino probabilidade; Na segunda etapa, realizamos a análise praxeológica de duas coleções de obras didáticas, uma aprovada no PNLD 2021 e outra no PNLD 2015, ambas publicadas mesmo autor, com a finalidade de investigar as Organizações Matemáticas (OM) e Didáticas (OD) existentes no material didático. Nesse processo de escolha e análise das obras didáticas, o objetivo foi comparar as praxeologias presentes nos materiais didáticos, com a finalidade de revelar se houveram modificações nas organizações exibidas de uma coleção de obra didática para outra; Na terceira etapa, realizamos a proposição da AEP, sequência de ensino que se enquadra como um modelo alternativo e reflexivo para o trabalho docente com a probabilidade no Ensino Médio de maneira investigativa e contextualizada. A partir desse processo analítico, os resultados encontrados nessa investigação indicam que as praxeologias presentes nas obras didáticas são do tipo rotineiras e incompletas, não havendo uma discussão de componentes praxeológicos suficientes para resolver as tarefas propostas. Além disso, observamos que as Organizações Praxeológicas (OP) não evoluem ao longo das avaliações realizadas pela noosfera. Ou seja, entre o período de 2015 e 2021, as Organizações Matemáticas (OM) e Didáticas (OD) não passaram por adaptações de modo a potencializar o ensino de probabilidade no Ensino Médio. Ou seja, as obras seguem a mesma organização para abordagem do conceito. Nas coleções analisadas, a probabilidade é predominantemente abordada através de organizações relacionadas à jogadas de sorte e azar, sem uma contextualização real do objeto de ensino em contextos cotidianos. Sendo assim, diante dos dados encontrados e da elaboração da AEP, ressaltamos a importância de mobilizar uma formação com professores do Ensino Médio para a abordagem do conceito de maneira real e investigativa, de modo a conduzir o aluno como sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de probabilidadept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didático (TAD)pt_BR
dc.subjectPraxeologiaspt_BR
dc.subjectAtividade de Estudo e Pesquisa (AEP)pt_BR
dc.titleO ensino de probabilidade na educação básica : elaboração de propostas didáticas em escolas estaduais do Agreste pernambucanopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6064549681935022pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxProbabilistic knowledge is essential for understanding and using it in different contexts. Probability as a teaching object is fundamental to the development of critical, autonomous and reflective thinking in students. However, despite its importance, the process of teaching and learning probability still faces several challenges, specifically related to teacher training for working with probability in the classroom. Therefore, based on the very complexity of the concept in secondary education, the general objective of this research is to build Study and Research Activities (SRA) for teaching probability in secondary education. In order to achieve the general objective, we have resorted to three (03) specific objectives: a) Analyze the institutional discourse surrounding the teaching of probability in secondary education in official documents; b) Analyze the praxeologies of textbooks for the teaching of probability in secondary education; and c) Propose Study and Research Activities (SRA) for the teaching of probability in secondary education. Thus, the Anthropological Theory of the Didactic (ATD), developed by Yves Chevallard and his collaborators, provides the theoretical basis for our research. In this sense, we use the notion of praxeology, which is an important tool of the ATD that allows us to analyze the diffusion of knowledge within educational institutions. Based on ATD and praxeology, we sought to understand institutional relations based on official documents such as the PCN, PCNEM, OCNEM, BNCC and two textbook collections around the object of teaching probability and to subsidize the construction of an alternative model for approaching the concept through a PEA. This research was carried out in three stages: in the first stage, we analyzed the curricular guidelines in official documents on the object of teaching probability; in the second stage, we carried out a praxeological analysis of two collections of textbooks, one approved in the PNLD 2021 and the other in the PNLD 2015, both published by the same author. In this process of choosing and analyzing the didactic works, the aim was to compare the praxeologies present in the didactic materials, with the aim of revealing whether there have been any changes in the organizations displayed in the didactic works; in the third stage, we proposed the PEA, a teaching sequence that will serve as an alternative and reflective model for teaching probability in secondary school. The results of this investigation indicate that the praxeologies present in the didactic works are of the routine and incomplete type, with no discussion of sufficient praxeological components to solve the proposed tasks. In addition, we observed that the Praxeological Organizations (POs) do not evolve throughout the evaluations carried out by the noosphere. In other words, between 2015 and 2021, the Mathematical Organizations (MO) and Didactic Organizations (DO) were not adapted to enhance the teaching of probability in secondary education. The books follow the same organization for approaching the concept. In the collections analysed, probability is predominantly approached through organizations related to games of chance, without any real contextualization of the teaching object in everyday contexts. Therefore, in view of the data found and the preparation of the SRA, we stress the importance of mobilizing training with secondary school teachers to approach the concept in a real and investigative way, in order to lead the student as an active subject in the construction of their own knowledge.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mateus de Moura Maciel.pdf3,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons