Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63229

Compartilhe esta página

Título: Perspicácia como um atributo da Inteligência Intrapessoal para as técnicas secretariais
Autor(es): OLIVEIRA, Albert Lucas Rodrigues
Palavras-chave: Inteligência Intrapessoal; Perspicácia; Técnicas Secretariais; Inteligência Emocional; Insight
Data do documento: 15-Abr-2025
Citação: OLIVEIRA, Albert Lucas Rodrigues. Perspicácia como um atributo da Inteligência Intrapessoal para as técnicas secretariais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A crescente complexidade do ambiente organizacional exige do profissional de Secretariado Executivo o domínio de competências que ultrapassam o âmbito técnico-operacional, destacando a perspicácia como atributo essencial da inteligência intrapessoal. Este estudo, fundamentado na Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner e nos conceitos de inteligência emocional e insight, caracteriza-se como uma revisão narrativa da literatura. A pesquisa foi conduzida em bases acadêmicas tradicionais, complementada pelo uso da plataforma Consensus, a fim de identificar e sintetizar evidências relevantes sobre as temáticas investigadas. Os resultados indicam que a perspicácia potencializa a capacidade de análise, a gestão do tempo e a tomada de decisões estratégicas no contexto secretarial. Conclui-se que o desenvolvimento dessa competência, associado à inteligência intrapessoal, é fundamental para fortalecer a atuação do secretário executivo frente aos desafios da modernidade organizacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63229
Aparece nas coleções:(TCC) - Secretariado Executivo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Albert Lucas Rodrigues Oliveira.pdf306,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons