Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63181

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBIRRO, Renan Marques-
dc.contributor.authorTINÉ, Gustavo Henrique Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-05-13T22:54:47Z-
dc.date.available2025-05-13T22:54:47Z-
dc.date.issued2024-09-06-
dc.identifier.citationTINÉ, Gustavo Henrique Ribeiro. Imagens da festa: ensino de história e itinerários iconográficos a partir do Paço do Frevo. 2024. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63181-
dc.description.abstractDentro do museu, entre fotografias, pessoas, objetos e identidades, é possível aprender história? Partindo do princípio que a imagem pode e deve contribuir para a aprendizagem histórica (BITTENCOURT, 2008), levamos algumas indagações para dentro de um museu e colocamos em perspectiva algumas possibilidades acerca de como seria a construção de uma proposta de itinerário iconográfico para o ensino de história a partir de um conjunto expográfico, bem como as temáticas possíveis de se trabalhar, baseadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no currículo de Pernambuco. Podemos interrogar as fotografias, assim como os documentos históricos necessitam de contextualização, e, conforme Burke (2004), as imagens, os textos e os testemunhos orais constituem uma forma importante de evidência histórica, por registrarem atos de testemunha ocular. Estas evidências expressas nas fotografias da exposição “O Ciclo do Carnaval” compõem nosso objeto de análise, instrumentalizados numa proposta que será uma alternativa complementar às mediações realizadas, aproximando o ensino de História no museu a partir do conjunto expográfico disponível no Paço do Frevo, centro de referência em salvaguarda e difusão da memória viva deste patrimônio imaterial da humanidade, o Frevo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectFotografiaspt_BR
dc.subjectFrevopt_BR
dc.titleImagens da festa : ensino de história e itinerários iconográficos a partir do Paço do Frevopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6929820313308185 ID Lattes: 6929820313308185pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7210350209508802pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxWithin the museum, among photographs, people, objects, and identities, is it possible to learn history? Starting from the premise that images can and should contribute to historical learning (BITTENCOURT, 2008), we brought some questions into a museum and explored some possibilities for constructing an iconographic itinerary proposal for teaching history based on an exhibition set, as well as the possible themes to work on, grounded in the National Curriculum Parameters and the curriculum of Pernambuco. We can interrogate photographs, just as historical documents require contextualization. According to Burke (2004), images, texts, and oral testimonies constitute an important form of historical evidence, as they record acts of eyewitnesses. These pieces of evidence, expressed in the photographs from the exhibition "The Carnival Cycle," form our object of analysis, instrumentalized in a proposal that will serve as a complementary alternative to the existing mediations, bringing the teaching of History within the museum closer through the exhibition set available at Paço do Frevo, a reference center for safeguarding and disseminating the living memory of this intangible heritage of humanity, Frevo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gustavo Henrique Ribeiro Tiné.pdf17,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons