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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63175

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRAZÃO, Iracema da Silva-
dc.contributor.authorSOUSA, Caroline Eloisa da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-13T22:08:27Z-
dc.date.available2025-05-13T22:08:27Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationSOUSA , Caroline Eloisa da Silva. Gestão autônoma da medicação como estratégia de cuidado em saúde mental. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63175-
dc.description.abstractCom a descoberta dos medicamentos antipsicóticos e antidepressivos na década de 1950, bem como o desenvolvimento de pesquisas e manuais de saúde mental, o tratamento psiquiátrico passou por um processo de reformulação nas formas de diagnosticar e tratar os transtornos mentais. Entretanto, o foco do cuidado às pessoas com transtornos mentais passou a enfatizar o uso de psicofármacos, muitas vezes empregados sem a devida exploração de outros métodos terapêuticos não farmacológicos. Aspectos da vida humana, como angústia, tristeza e certos comportamentos, anteriormente tratados como parte da experiência cotidiana, passaram a ser classificados como patologias passíveis de intervenção farmacológica. Nesse contexto, a Gestão Autônoma da Medicação (GAM) surge como uma metodologia de educação em saúde grupal, que promove o uso racional dos psicofármacos associado a outras formas de cuidado. O foco da GAM é a cogestão do cuidado e a autonomia dos usuários nas decisões relacionadas à própria saúde. Este estudo teve como objetivo analisar a implementação da Gestão Autônoma da Medicação direcionada a usuários de psicofármacos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Trata-se de uma Pesquisa Convergente-Assistencial (PCA) com abordagem qualitativa, cujos participantes foram usuários de psicofármacos atendidos em um CAPS no Agreste pernambucano. Os dados foram coletados durante reuniões grupais semanais realizadas entre junho e julho de 2024, moderadas pela pesquisadora e um psicólogo, utilizando o Guia GAM-BR, instrumento já validado no Brasil. As narrativas foram transcritas e os dados analisados seguindo quatro etapas: apreensão, síntese, teorização e transferência. Esse processo permitiu identificar os principais comportamentos, sintetizar o conteúdo e elencar categorias temáticas que elucidaram os dados coletados. O estudo atendeu às normativas da Resolução no 466/12, do Conselho Nacional de Saúde, e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Pernambuco (Parecer no 6.917.565, CAAE no 77209124.00000.5208). Os encontros do Grupo GAM contaram com a participação de 17 usuários, sendo 11 homens e seis mulheres. Os transtornos mentais mais prevalentes foram esquizofrenia e transtornos do humor. A análise dos discursos fez emergir quatro categorias temáticas com base nos pressupostos da PCA: Repercussões do baixo letramento em saúde entre os usuários de psicofármacos; Implicações do uso de psicofármacos na qualidade de vida de pessoas com transtorno mental; Correlação entre rede de apoio, motivação e abandono do tratamento; e Experiência com o Grupo GAM e remodelação de saberes. O Guia GAM demonstrou ser uma metodologia eficaz para estimular os usuários de psicofármacos a assumirem um papel ativo nas decisões relacionadas ao seu tratamento. O uso de tecnologias promotoras da educação em saúde, como a GAM, possibilitou uma compreensão mais aprofundada da forma como os usuários percebem sua realidade, além de evidenciar a essencialidade das práticas educativas para a assistência em saúde mental. No entanto, observou-se que usuários com baixo letramento em saúde apresentam maiores dificuldades para se beneficiar do Guia GAM como estratégia isolada para a construção de uma base de conhecimento que viabilize o exercício pleno da autonomia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectConhecimento do paciente sobre a medicaçãopt_BR
dc.titleGestão autônoma da medicação como estratégia de cuidado em saúde mentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Thaís Araújo da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2041962639312552pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0211095347273754pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxWith the discovery of antipsychotic and antidepressant medications in the 1950s, as well as the development of research and mental health manuals, psychiatric treatment underwent a reformulation in the ways of diagnosing and treating mental disorders. However, the focus of care for people with mental disorders shifted towards emphasizing the use of psychotropic drugs, often employed without adequately exploring other non-pharmacological therapeutic methods. Aspects of human life, such as anguish, sadness, and certain behaviors, which were previously considered part of everyday experience, began to be classified as pathologies subject to pharmacological intervention. In this context, Autonomous Medication Management (GAM) emerges as a group health education methodology that promotes the rational use of psychotropic drugs combined with other forms of care. The focus of GAM is the co-management of care and the autonomy of users in decisions related to their own health. This study aimed to analyze the implementation of Autonomous Medication Management directed at psychotropic drug users from the Psychosocial Care Center (CAPS). It is a Convergent Care Research (PCA) with a qualitative approach, involving participants who were psychotropic drug users treated at a CAPS in the Agreste region of Pernambuco. Data were collected during weekly group meetings held between June and July 2024, moderated by the researcher and a psychologist, using the GAM-BR Guide, a tool already validated in Brazil. The narratives were transcribed, and the data were analyzed following four stages: apprehension, synthesis, theorization, and transference. This process allowed for the identification of key behaviors, the synthesis of content, and the organization of thematic categories that elucidated the collected data. The study complied with the regulations of Resolution No. 466/12 of the National Health Council and was approved by the Research Ethics Committee on Human Subjects of the Federal University of Pernambuco (Opinion No. 6.917.565, CAAE No. 77209124.00000.5208). The GAM Group meetings included 17 participants, 11 men and six women. The most prevalent mental disorders were schizophrenia and mood disorders. The analysis of the discourses led to the emergence of four thematic categories based on the PCA assumptions: Repercussions of low health literacy among psychotropic drug users; Implications of psychotropic drug use on the quality of life of people with mental disorders; Correlation between support networks, motivation, and treatment abandonment; and Experience with the GAM Group and knowledge remodeling. The GAM Guide proved to be an effective methodology for encouraging psychotropic drug users to take an active role in decisions regarding their treatment. The use of health education-promoting technologies, such as GAM, enabled a deeper understanding of how users perceive their reality, as well as highlighting the essential role of educational practices in mental health care. However, it was observed that users with low health literacy face greater challenges in benefiting from the GAM Guide as a stand-alone strategy for building the knowledge base necessary to fully exercise their autonomy.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9776522752627155pt_BR
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