Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63160

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOTTA, Roberto Mauro Cortez-
dc.contributor.authorLEÓN, Adriano Azevedo Gomes de-
dc.date.accessioned2025-05-13T19:56:21Z-
dc.date.available2025-05-13T19:56:21Z-
dc.date.issued2000-08-04-
dc.identifier.citationLÉON, Adriano Azevedo Gomes de. Ecos da sagrada maldição: magia erudita, magismo do açúcar e outros discursos. 2000. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2000.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63160-
dc.description.abstractInscrita no campo da Sociologia Histórica, esta tese intenciona analisar as transformações no campo epistemológico do conjunto de saberes denominado Magia. O percurso da Sociologia Histórica estabelece uma análise da trajetória das formas históricas do saber sem se preocupar com sua origem ou fim. O referencial teórico- metodológico desta investigação é a Análise de Discurso, lastreada nas teorias de Michel Foucault, a qual se relaciona com textos produzidos por instituições, grupos e indivíduos, ou qualquer forma de produção de discursos. Foram escolhidos dois conjuntos de discursos – o corpus da análise – pela sua regularidade e identificação recorrente ao mesmo tema. São eles: a Magia Erudita Européia e o Magismo Cristão do Nordeste Açucareiro (zona da mata dos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba), investigados a partir dos manuais de magia clássica e nos livros diabólicos do Nordeste (Cruz de Caravaca, Chaves de Salomão e Livro de São Cipriano), respectivamente. A análise da Magia no Nordeste Açucareiro é uma discussão sobre a presença de práticas remotíssimas, um verdadeiro emaranhado de cultos cristãos de salvação e cultos agrários de origem pagã. Ritos de fertilidade, culto aos quatro elementos mágicos – terra, fogo, ar e água -, benzeduras, cultos às matas, às plantas, à natureza viva, uso de talismãs e patuás é o que denomino de magismo do açúcar. A erosão dos saberes marcam a descontinuidade da Magia para a Ciência Moderna. A análise destes discursos permitiu compreender a lógica da construção dos sujeitos, os processos de sujeição, bem como as sociabilidades por eles construídas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMagiapt_BR
dc.subjectDiscursospt_BR
dc.subjectPós-estruturalismopt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectmagismopt_BR
dc.titleEcos da sagrada maldição : magia erudita, magismo do açúcar e outros discursospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7946111602996683pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0828507755265572pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThrough the support of Historical Sociology, this thesis intends to analyse the transformations in the epistemological realm of the knowledge field named Magic. The Historical Sociology path establishes an analysis of the trajectory of knowledge forms. Neither origin nor end are focus of interest in this methodology. The theoretic-methodological approach of this investigation is the Discourse Analysis, based mainly on Foucault’s archaeology. This approach brings into texts produced by institutions, groups, individuals, and any kind of discourse production. Two sets of discourse were chosen – the analysis corpus. They have got regularities and identifications focused on the same theme. The first one is the Erudite Magic of Europe from the magic handbooks. The second one is the Christian magicism of the sugar production area of North-eastern Brazil (states of Alagoas, Pernambuco and Paraíba) of the so-called diabolic books of this region (Cruz de Caravaca, Chaves de Salomão and Livro de São Cipriano). The investigation of Magic in this region is a debate about the presence of very antique practices, a real tissue of Christian salvation rituals and pagan cults. Fertility rituals, the praise of the four magic elements – air, earth, and and fire -, spellings, forest rituals, vegetal rites, veneration to living Nature, the use of talismans, and tokens form the concept of sugar magicism. The wastage of knowledge seals the discontinuity of the epistemological realm of Magic to modern Science. The analysis of these discourses allowed to understand the logic of the modern subjects emergence, the course of subjection, and the sociabilities arranged by them.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Adriano Azevedo Gomes de León.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons