Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63159
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NÓBREGA, Flavianne Fernanda Bitencourt | - |
dc.contributor.author | SILVA JUNIOR, Eduardo Vasconcelos da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-13T19:49:34Z | - |
dc.date.available | 2025-05-13T19:49:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JUNIOR, Eduardo Vasconcelos da. O impacto da alternância de coalizões na produção do enfraquecimento institucional: análise neoinstitucional da escolha do Procurador-Geral da República no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63159 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga o impacto das mudanças de coalizões políticas na escolha do Procurador-Geral da República (PGR) no Brasil, utilizando o neoinstitucionalismo como referencial teórico. Essa abordagem permite analisar as regras do jogo formais e informais que orientam a dinâmica política e estatal, possibilitando a compreensão do funcionamento das instituições e do comportamento dos atores envolvidos. A pesquisa consiste em avaliar como a alternância de coalizões políticas impactou no uso da lista tríplice como mecanismo informal de indicação do PGR e quais os reflexos que o afastamento da regra pode ocasionar na independência e autonomia funcional do órgão. A metodologia adotada baseia-se em uma análise histórica e comparativa, utilizando métricas de mudanças institucionais para examinar a evolução do processo de nomeação do PGR desde a Constituição Federal de 1988. A pesquisa estrutura-se em três eixos principais: primeiro, a apresentação do arcabouço teórico do neoinstitucionalismo e de seus conceitos fundamentais, como instituições formais e informais, regras do jogo e estabilidade institucional; em seguida, a reconstrução histórica das nomeações ao cargo de PGR, com ênfase no surgimento e consolidação da lista tríplice como prática institucional; e, por fim, uma análise empírica das transformações políticas recentes e seus efeitos sobre a estabilidade da Procuradoria-Geral da República. Os resultados da pesquisa indicam que a fragilidade da lista tríplice como instituição informal decorre não apenas da alternância de coalizões políticas, mas também do desenho institucional previsto na constituição, que concede ampla margem de discricionariedade ao Presidente da República para a escolha do cargo. Constatou-se que a instabilidade da lista tríplice se intensificou após um conjunto de nomeações que romperam com o padrão anteriormente consolidado, sinalizando para os atores políticos a possibilidade de novas alterações sem maiores sanções políticas ou eleitorais. Esse cenário gera um ciclo vicioso de instabilidade, no qual a incerteza sobre a permanência das regras reduz os incentivos para a sua manutenção, tornando a nomeação do PGR cada vez mais suscetível a interesses políticos, diante do baixo custo político-eleitoral da medida. Verificou-se que a lista tríplice atingiu o patamar de insignificância institucional, o que ocorreu pelas mudanças de coalizões e pelo desenho constitucional do procedimento de nomeação do PGR. A pesquisa conclui que a ausência da previsão normativa para a escolha do PGR a partir de uma lista tecnicamente produzida compromete a autonomia e a independência funcional do Ministério Público Federal, colocando em risco sua capacidade de atuar como órgão fiscalizador e como elemento essencial do sistema de freios e contrapesos. Diante disso, defende-se a necessidade de constitucionalização de uma lista qualificada de nomes elaboradas pelo órgão, a exemplo do que já ocorre na escolha dos Ministros do Tribunal de Contas da União, em razão do seu potencial de contribuir para a legitimidade da indicação, limitar a interferência política e fortalecer os princípios constitucionais previstos para a atuação do Ministério Público. | pt_BR |
dc.format.extent | 57p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Fragilidade institucional | pt_BR |
dc.subject | Neoinstitucionalismo | pt_BR |
dc.subject | Alternância de coalizões políticas | pt_BR |
dc.subject | Procurador-Geral da República | pt_BR |
dc.subject | Lista tríplice | pt_BR |
dc.title | O impacto da alternância de coalizões na produção do enfraquecimento institucional: análise neoinstitucional da escolha do Procurador-Geral da República no Brasil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0410328187115960 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0633839491097907 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigates the impact of shifts in political coalitions on the selection of the Attorney General of the Republic (AG) in Brazil, using neoinstitutionalism as its theoretical framework. This approach enables an analysis of both the formal and informal rules that govern political and state dynamics, thereby facilitating an understanding of the actual functioning of institutions and the behavior of the involved actors. The research assesses how the alternation of political coalitions has influenced the use of the triple list as an informal nomination mechanism for the Attorney General and examines the potential repercussions that departing from this rule may have on the institution’s independence and functional autonomy. The methodology is based on a historical and comparative analysis, employing metrics of institutional change to examine the evolution of the Attorney General’s appointment process since the 1988 Federal Constitution. The study is structured around three main axes: first, the presentation of the neoinstitutionalist theoretical framework and its key concepts - such as formal and informal institutions, the rules of the game, and institutional stability; second, a historical reconstruction of the appointments to the Attorney General’s office, with an emphasis on the emergence and consolidation of the triple list as an institutional practice; and third, an empirical analysis of recent political transformations and their effects on the stability of the Attorney General’s role. The findings indicate that the fragility of the triple list as an informal institution is attributable not only to the shifts in political coalitions but also to the constitutional design, which grants the President broad discretionary power in making the selection. It was observed that the instability of the triple list intensified following a series of appointments that broke with the previously established pattern, thereby signaling to political actors the possibility of further changes without significant political or electoral repercussions. This scenario creates a vicious cycle of instability, in which uncertainty about the permanence of the rules diminishes incentives for their maintenance, rendering the appointment of the Attorney General increasingly susceptible to political interests due to the low political and electoral cost of such measures. The study concludes that the triple list has reached a state of institutional insignificance, a result of both coalition shifts and the constitutional framework governing the appointment process. The research argues that the absence of a normative provision requiring the selection of the Attorney General from a technically produced list undermines the autonomy and functional independence of the Federal Public Prosecutor’s Office, thereby jeopardizing its capacity to act as a supervisory body and as a crucial element of the system of checks and balances. In light of these findings, it is argued that there is a need to constitutionally enshrine a qualified list of names compiled by the institution, similar to the procedure already in place for the selection of Ministers of the Federal Court of Accounts, given its potential to enhance the legitimacy of the nomination process, limit political interference, and strengthen the constitutional principles established for the institution. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direito | pt_BR |
dc.degree.departament | ::NÃO SE APLICA | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCJ-Curso de Direito | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1022-4505 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Eduardo Vasconcelos da Silva Junior.pdf | 401,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons