Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63150

Share on

Title: A publicidade infantil nos comerciais de brinquedos da marca Mattel: uma pedagogia cultural de gênero
Authors: ARAÚJO, Rafael Alves
Keywords: Publicidade Infantil; Pedagogia Cultural; Identidades de Gênero
Issue Date: 9-Apr-2025
Citation: ARAÚJO, RAFAEL. A publicidade infantil nos comerciais de brinquedos da Mattel: uma pedagogia cultural de gênero. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia –Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O referente Trabalho de Conclusão de Curso constitui uma análise da produção visual e textual de quatro propagandas da marca de brinquedos Mattel, voltadas aos carrinhos da Hot Wheels, do boneco Max Steel e das bonecas Barbie e Polly Pocket. Com o objetivo de compreender como a marca posiciona esses produtos para as infâncias e os educam no ponto de vista de gênero, realizo uma análise cultural a partir dos vieses sobre gênero, representações dos papéis sociais dos sujeitos e questões acerca das identidades, advindas das perspectivas dos Estudos Culturais, enquanto uma Pedagogia Cultural. O estudo demonstra a existência de padrões estereotipados para cada gênero nessas campanhas publicitárias de brinquedos, além de posicionar homens e mulheres a assumirem determinados papéis sociais pré-estabelecidos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63150
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Rafael Alves de Araújo.pdf844,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons