Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63149

Share on

Title: Currículo do Ensino Médio de Pernambuco: Caráter Normativo em Competências e Habilidades?
Authors: BEZERRA, Joana Vitória Gonzaga Bezerra
Keywords: Políticas Públicas; Currículo de Pernambuco; Novo Ensino Médio
Issue Date: 4-Apr-2025
Citation: BEZERRA, Joana Vitória Gonzaga. Currículo do Ensino Médio de Pernambuco: Caráter Normativo em Competências e Habilidades?. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este texto investiga o Currículo de Pernambuco do Ensino Médio com base na presença de influências gerencialistas. Realizou-se um estudo do horizonte teórico-bibliográfico, buscando entender perspectivas pedagógicas relevantes, assim como o percurso das políticas públicas educacionais. Também foram analisados documentos nos quais o currículo é embasado, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Base Nacional Comum Curricular e a Lei 13.415/2017. Conclui-se que elementos como a ênfase nas competências e habilidades pautam-se na Pedagogia das Competências, abordagem associada às perspectivas mercadológicas e à preparação do indivíduo para demandas do mercado de trabalho. Ademais, o currículo defende em princípios associados à educação republicana, o que se revela superficial pela ausência de oportunidades reais de superação das desigualdades socioeducacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63149
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOANA_TCC_final_assinado (1).pdf354,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons