Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6312
Título: Caracterização de dispositivos híbridos microondas/fotônica
Autor(es): da Silva Gonçalves, Jefferson
Palavras-chave: Telecomunicação;Fibra óptica;Radiofreqüência;Modulação;Desempenho do enlace
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: da Silva Gonçalves, Jefferson; Stevens Leonidas Gomes, Anderson. Caracterização de dispositivos híbridos microondas/fotônica. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo experimental do link microondas/fotônica, que neste trabalho foi chamado de enlace analógico óptico. Este tipo de enlace é usado para transmitir informações em fibras ópticas, as quais oferecem várias vantagens quanto à quantidade de informação que pode ser transmitida, manuseio, perdas e custo em relação às tradicionais formas de transmissão de dados. A informação, uma vez na forma de radiofreqüência (RF), pode ser transmitida em fibras ópticas. Para isso, a informação passa por um processo de modulação, que permite que as suas características sejam transportadas por uma portadora óptica através da fibra. Em telecomunicações, o processo de modulação pode ser obtido de duas formas: modulação direta e modulação externa. Em ambos os casos , temos processos que alteram a intensidade dos sinais. O experimento foi conduzido nas freqüências entre 1 e 2 GHz, com um dispositivo capaz de transmitir até 2,5 Gigabits por segundo (Gb/s). A transmissão foi feita em uma fibra monodo de 100 m de comprimento, para os casos sem e com amplificação óptica. Um amplificador a fibra dopada com érbio (Erbium Doped Fiber Amplifier, EDFA) e um amplificador óptico de semicondutor (Semiconductor Optic Amplifier, SOA) foram usados na amplificação do sinal óptico. Através da caracterização do enlace analógico óptico, obteve-se o desempenho do ganho, da figura de ruído e da faixa dinâmica livre de interferência, bem como fatores que interferem nestas quantidades. Estes são parâmetros padrão na medida da qualidade de sinais de RF. Por fim, temos as conclusões baseadas no desempenho do enlace e as suas perspectivas de melhoramento e aplicações
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6312
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4192_1.pdf1,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.