Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63062

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Cacilda Soares de-
dc.contributor.authorSANTOS, Sara Adriely Martins dos-
dc.date.accessioned2025-05-13T12:34:23Z-
dc.date.available2025-05-13T12:34:23Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-04-15-
dc.identifier.citationSANTOS, Sara Adriely Martins dos. A educação financeira na escola pública de ensino médio: um estudo na Escola Caio Pereira localizada no Recife. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63062-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo identificar qual o nível de conhecimento referente a finanças pessoal dos alunos do terceiro ano do ensino médio da escola Caio Pereira, onde a população escolhida como objeto da pesquisa é composta pelos alunos do terceiro ano da Escola Caio Pereira que está localizada na rua Alto José Bonifácio em Recife, Pernambuco. O método de análise escolhida foi o método qualitativo, permitindo uma análise mais detalhada das percepções e dificuldades dos estudantes em relação ao tema, foi usado um questionário com os alunos para obter resultados da pesquisa. Verificou-se que a maioria dos alunos apresenta dificuldades em compreender conceitos básicos de educação financeira, evidenciando a necessidade de maior inserção desse assunto no ambiente escolar. Dessa forma, o estudo reforça a importância de iniciativas que promovam a alfabetização financeira desde os anos iniciais da educação formal. A abordagem desse tema pode contribuir para que os alunos desenvolvam hábitos de planejamento e gestão financeira, preparando-os para desafios futuros.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleA educação financeira na escola pública de ensino médio: um estudo na Escola Caio Pereira localizada no Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1552411299073876pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to identify the level of knowledge about personal finances among third year high school students, where the population chosen as the object of the research is composed of third-year students from Caio Pereira School, located on Alto José Bonifácio Street in Recife, Pernambuco. The chosen method of analysis was the qualitative method, allowing a more detailed analysis of the students' perceptions and difficulties regarding the topic. A questionnaire was used with the students to obtain the research results. It was found that most students have difficulties in understanding basic concepts of financial education, highlighting the need for greater inclusion of this subject in the school environment. Thus, the study reinforces the importance of initiatives that promote financial literacy from the early years of formal education. Addressing this topic can help students develop habits of planning and financial management, preparing them for future challenges.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SARA ADRIELY MARTINS DOS SANTOS.pdf2,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons