Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6304
Title: Estudo da Viabilidade Técnica dos Processos de Georremediação e Oxidação Úmida para Tratamento de Percolados de Aterros Sanitários (Chorume da ETP-Muribeca: Um Estudo de Caso)
Authors: RAMOS, José Beldson Elias
Keywords: Oxidação úmida;Georremediação;Percolado;Tratamento
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Beldson Elias Ramos, José; de Albuquerque Menor, Eldemar. Estudo da Viabilidade Técnica dos Processos de Georremediação e Oxidação Úmida para Tratamento de Percolados de Aterros Sanitários (Chorume da ETP-Muribeca: Um Estudo de Caso). 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: Estudos experimentais foram realizados para estabelecimento de nova metodologia, ou complementação ao processo biológico de tratamento de percolados, utilizando-se amostragem de chorume bruto e de descarte da Estação de Tratamento de Percolados (ETP) da Muribeca, Jaboatão dos Guararapes-PE, Brasil. A escolha temática contempla as principais dificuldades de gerenciamento em ETP´s: extensivo tempo de residência do chorume, e tendência para elevadas concentrações de carga orgânica e metais pesados nos percolados de descarte. A nova metodologia envolve formação de polpa caulínica diluída no próprio chorume, com recuperação da fração particulada (LMIX) para aproveitamento industrial. Foram testadas várias combinações de polpa incluindo blend caulínico e eventual aditivo (cal hidratada). As melhores frações residuais líquidas (FRL) apresentaram reduções até 84% DBO, 47% DQO, remoção de óleos/graxas (70,4%) e nitrogênio amoniacal (94,3%), e reduções até 95% na cor e turbidez, em prazo <15´. Além disso, implica na redução aproximada de 33% do volume do percolado bruto, e de 67-95% dos seus MP: Ni, Cr, Cu e Zn. O conjunto dessas performances revelou-se superior àquelas produzidas em ETP´s tradicionais, inclusive considerando-se um procedimento a partir de percolados brutos. Os custos operacionais dessa metodologia (georremediação) são competitivos e implicam em fluxograma mais simples. Os LMIX s foram aprovados para aproveitamento na produção de farinha de clínquer para cimento e/ou tijolos prensados. Programa de tratamento alternativo por oxidação subcrítica (WAO), realizado na Universidade de Cádiz Espanha, com a mesma amostragem, apresentou um ótimo de redução de 77,6% DQO e clareamento >95%, em tempo de reação de 2 horas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6304
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Geociências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo4032_1.pdf6.21 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.