Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/630
Título: Besouros escarabeíneos em fragmentos de Floresta Atlântica do Centro de Endemismo Pernambuco
Autor(es): Karol Cordeiro Filgueiras, Bruno
Palavras-chave: Riqueza de besouros;Arvores tolerantes a sombra;Riqueza de árvores;Isolamento;Fragmentação florestal
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Karol Cordeiro Filgueiras, Bruno; Roberta Leal, Inara. Besouros escarabeíneos em fragmentos de Floresta Atlântica do Centro de Endemismo Pernambuco. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: A fragmentação de habitat altera a dinâmica das assembléias de árvores, podendo modificar as comunidades de besouros escarabeíneos. O objetivo deste estudo é verificar se as métricas dos fragmentos e os atributos funcionais das assembléias de árvores afetam as comunidades de besouros escarabeíneos pertencentes a uma paisagem da floresta Atlântica do Nordeste brasileiro. As coletas dos besouros escarabeíneos foram realizadas em 19 fragmentos entre setembro de 2007 e março de 2008 com a utlilização de armadilhas de queda e de interceptação vôo. Um total de 5.907 escarabeíneos pertencentes a 29 espécies foram coletados. A espécie Dichotomius sericeus foi a mais abundante, com 67,1 % dos besouros registrados. Entre as métricas dos fragmentos, tanto o tamanho como o isolamento entre os fragmentos exerceram efeito sobre a riqueza dos besouros escarabeíneos. Em relação aos atributos de assembléias de árvores, a porcentagem de árvores tolerantes a sombra e a riqueza de árvores influenciaram a riqueza dos besouros. Entretanto, a abundância desses besouros foi apenas influenciada pela porcentagem de árvores tolerantes a sombra. Nós sugerimos a conservação dos fragmentos através da minimização de ações antrópicas drásticas, bem como medidas de manejo que sirvam para otimizar as perspectivas futuras das assembléias de árvores e das comunidades de besouros escarabeíneos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/630
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Biologia Animal

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1238_1.pdf541,83 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.