Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62970
Compartilhe esta página
Título: | Uma análise da eficácia do uso do Geoplano como estratégia didática no ensino de geometria analítica para alunos do 3º ensino médio. |
Autor(es): | SILVA, José Alef da |
Palavras-chave: | Recurso metodológico; distância entre dois pontos; Geoplano |
Data do documento: | 17-Mai-2025 |
Citação: | Silva, José Alef da. Uma análise da eficácia do uso do Geoplano como estratégia didática no ensino de geometria analítica para alunos do 3º ensino médio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Jogos de matemática, assim como o uso de materiais concretos podem ajudar os alunos a superarem o receio da disciplina e aumentar a autoconfiança, ocasionando um maior sucesso acadêmico. Destarte, o presente trabalho visa analisar a eficácia do uso do Geoplano como recurso metodológico em turmas do terceiro ano do ensino médio a fim de evidenciar a proficuidade dessa estratégia para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de geometria analítica. Portanto, o trabalho tem o intuito de refletir a seguinte indagação: quais os efeitos que o uso do Geoplano proporciona às turmas do terceiro ano do ensino médio? Para tal, serão consideradas contribuições de vários autores. com ênfase em Vygotsky, Borin e Piaget que foram alguns dos utilizados e apontam de diversas formas os benefícios ocasionados pelo uso dos jogos matemáticos em sala de aula. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa exploratória que contou com a participação de 16 alunos de uma turma do terceiro ano da Escola de Referência em Ensino Médio Leobaldo Soares da Silva. A utilização do jogo deu-se em uma sequência didática acerca do tema distância entre dois pontos com posterior análise das respostas e, em seguida, um questionário de opinião, para poder identificar os efeitos resultantes do uso desse recurso. Com isso, constatou-se uma melhoria na compreensão dos conceitos do tema abordado, uma vez que Geoplano permitiu ajudar os alunos a visualizarem conceitos abstratos de geometria analítica de forma mais concreta e tangível. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62970 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JOSE ALEF DA SILVA.pdf | 716,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons